24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Cerco tá fechando - 08/02/2024, 14:01 - Vinicius Portugal

Aliados de Bolsonaro monitoraram Xandão em tentativa de golpe

Ação foi descoberta através de operacão da PF

Ex-presidente e aliados estão na cola da Polícia Federal
Ex-presidente e aliados estão na cola da Polícia Federal |  Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

A Polícia Federal descobriu que aliados de Bolsonaro monitoraram o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em dezembro de 2022, antes da tentativa de golpe de estado em Brasília, por conta da derrota do ex-presidente da república. As informações são da CNN Brasil.

A PF está investigando o grupo criminoso que tentou tirar Lula do poder à força para garantir Jair Bolsonaro na presidência, mesmo com o revés nas urnas. Informações foram descobertas por conta da Operação Tempus Veritatis, em que agentes da PF cumpriram 33 mandados de busca e apreensão. Inclusive, apreenderam o passaporte de Bolsonaro e 4 de prisão, como a do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Leia decisão de Alexandre de Moraes para ação da PF:

“Conforme descrito, os elementos informativos colhidos revelaram que JAIR BOLSONARO recebeu uma minuta de Decreto apresentado por FILIPE MARTINS e AMAURI FERES SAAD para executar um Golpe de Estado, detalhando supostas interferências do Poder Judiciário no Poder Executivo e ao final decretava a prisão de diversas autoridades, entre as quais os ministros do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES e GILMAR MENDES, além do Presidente do Senado RODRIGO PACHECO e por fim determinava a realização de novas eleições.

Posteriormente foram realizadas alterações a pedido do então Presidente, permanecendo a determinação de prisão do Ministro ALEXANDRE DE MORAES e a realização de novas eleições. Nesse sentido, era relevante para os investigados monitorarem o Ministro ALEXANDRE DE MORAES para executarem a pretendida ordem de prisão, em caso de consumação do Golpe de Estado.

Nesse sentido, era relevante para os investigados monitorarem o Ministro ALEXANDRE DE MORAES para executarem a pretendida ordem de prisão, em caso de consumação do Golpe de Estado.

A equipe de investigação comparou os voos realizados pelo Ministro no período de 14/12/2022 até 31/12/2022, com os dados de acompanhamento realizados pelos investigados. A análise dos dados confirmou que o Ministro ALEXANDRE DE MORAES foi monitorado pelos investigados, demonstrando que os atos relacionados a tentativa de Golpe de Estado e Abolição do Estado Democrático de Direito, estavam em execução.”

exclamção leia também