24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Cocó! - 17/04/2024, 19:15 - Cássio Moreira

Alba instala Conselho de Ética pra analisar treta de Binho Galinha

Vitor Bonfim (PV) presidirá colegiado na Casa

Deputado se torna alvo do Conselho de Ética
Deputado se torna alvo do Conselho de Ética |  Foto: Cássio Moreira/Portal MASSA!/Divulgação/Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) instalou, nesta quarta-feira (17), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O colegiado, que será presidido pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PV), vai analisar o 'galinheiro' que envolve o parlamentar Binho Galinha (PRD), apontado como líder de uma organização criminosa e alvo da operação El Patrón, da Polícia Federal.

Leia mais:

Presidente da Alba enviará caso de Binho para o Conselho de Ética

Além de Vitor, o Conselho de Ética também conta com Marcelino Galo (PT), vice-presidente da comissão, Alex da Piatã (PSD), Tiago Correia (PSDB), Samuel Júnior (Republicanos), Euclides Fernandes (PT) e Antônio Henrique Júnior (PP) como titulares.

Em papo com a imprensa, o presida da Alba, Adolfo Menezes (PSD), reforçou que o Conselho é um 'fato novo' para a Casa, que em teve um caso para análise ns últimas décadas, envolvendo o então deputado estadual Capitão Alden (PL).

"Todos esses anos que estou aqui, mais de 20 anos, o Conselho de Ética foi instalado uma vez na questão do Capitão Alden, na época deputado estadual. Essa questão é nova, é uma questão criminal, e foi instalado hoje, escolhido o presidente, o deputado Vitor Bonfim", iniciou Adolfo, que garantiu que o material do processo será enviado ainda nesta quarta para o Conselho.

Adolfo ainda explicou que caberá aos deputados apenas o papel de avaliar a conduta de Binho, já que qualquer punição deve partir somente da Justiça.

Aspas

Quem cabe punir, caso haja elementos, é o Judiciário, não o Legislativo

Adolfo Menezes, presidente da Alba

"Todo mundo é inocente até o final do processo [...] Os papéis de cada poder são claros pela Constituição. Quem cabe punir, caso haja elementos, é o Judiciário, não o Legislativo [...] Quem decretou a prisão de Brazão foi o Supremo Tribunal Federal. O que cabe a gente fazer, nós vamos analisar o comportamento do parlamentar", completou.

Cabeça do Conselho de Ética, Vitor preferiu não descer a lenha no colega de Legislatura. "Só posso fazer qualquer juízo de valor a partir do conhecimento dos autos", disparou.

exclamção leia também