
Uma quadrilha especializada em roubos de celulares de alto valor comercial é alvo da Operação Irmãos Metralha, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (7). Mandados de busca e apreensão e de prisão estão sendo cumpridos em Salvador e na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano.
De acordo com a investigação, alguns dos alvos já são conhecidos das autoridades e respondem por crimes como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Ainda conforme a corporação, as investigações, iniciadas em maio deste ano, revelaram a existência de uma organização criminosa estruturada, com divisão de funções e atuação coordenada para a prática de crimes patrimoniais em diferentes regiões da capital baiana.
Leia Também:
Quadrilha organizada
As apurações também identificaram um esquema voltado à receptação e à posterior comercialização dos celulares roubados. Segundo a PC, o grupo utilizava mecanismos para dificultar a identificação da origem ilícita dos aparelhos, movimentar recursos financeiros e garantir a continuidade da atividade criminosa.
As investigações permitiram identificar diferentes núcleos da organização. Um deles era responsável pela execução dos roubos; outro atuava na receptação e comercialização dos aparelhos; um terceiro fornecia contas bancárias utilizadas para movimentar os valores obtidos com a atividade criminosa; e um quarto núcleo dava suporte à ocultação e à revenda dos celulares.
A Polícia Civil informou ainda que, além da responsabilização dos investigados, a operação busca apreender celulares, documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais que possam contribuir para o aprofundamento das investigações, a identificação de novos integrantes da organização criminosa e o desmantelamento definitivo do grupo.
