As autoridades da Romênia estão contestando o resultado da final do solo da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris, na qual a brasileira Rebeca Andrade conquistou o ouro, seguida pelas americanas Simone Biles (prata) e Jordan Chiles (bronze). As ginastas romenas Ana Barbosu e Sabrina Voinea, que ficaram fora do pódio, estão no centro dessa agonia toda.
Leia mais:
Raio olímpico! Medalhista é preso em Paris enquanto comprava cocaína; confira
Pode isso? Brasil teve 'um jogo a mais' em Paris só de acréscimos
A Federação Romena de Ginástica anunciou sua intenção de levar o caso ao Comitê Arbitral do Esporte (CAS). A presidente da federação, Carmencita Constantin, afirmou à AFP que a Romênia planeja apresentar dois processos, em resposta ao que considera um tratamento "desonroso" que teria sido dado às suas atletas.
A situação envolve uma mudança de notas que tirou uma das atletas romenas do pódio. Chegou a viralizar nas redes sociais um vídeo mostrando Ana Barbosu inicialmente comemorando o bronze. Sua celebração foi interrompida quando os juízes reavaliaram a pontuação de Jordan Chiles para 13.766, superando os 13.700 da romena, o que a deixou na quarta posição.
How Americans steal in gymnastics! Romania's 2nd gymnast in terms of floor value, Ana Bărbosu, was stripped of her bronze medal after an appeal by United States. In just 30 seconds situation changed!
— Kickboxing Romania (@kickboxing_ro) August 5, 2024
Sabrina Maneca-Voinea, aged 17, did an even better exercise FINISHING BELOW. 😡 pic.twitter.com/CxCVVFUBCm
A frustração aumentou quando a contestação da nota de Sabrina Voinea, também de 13.700, foi ignorada pelos juízes, diferente do tratamento dado à norte-americana. A Federação Internacional de Ginástica teria afirmado que vai revisar a nota de Sabrina Voinea após protestos e, em caso de revisão e a nota subir, ela ficaria com 13.800, garantindo-lhe o bronze. Portanto, sem ameaç o ouro de Rebeca Andrade, que pontuou em 14.166.
Além de todo o protesto e burocracia, o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, anunciou que não participará da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no próximo domingo, em protesto pelo que considera uma injustiça contra as ginastas do país.