A jogadora de vôlei Tandara Caixeta voltou a causar polêmica nas redes sociais após publicar uma ‘fake news’ sobre Imane Khelif, boxeadora argelina que compete nos Jogos Olímpicos de Paris.
Em seus perfis no Instagram e X, a ex-seleção brasileira de vôlei, condenada por doping e suspensa desde as Olimpíadas de Tóquio, em 2021, compartilhou falas transfóbicas, que sequer podem ser verdadeiras, já que Khelif é uma mulher cisgênero.
“Depois da vergonha na abertura da Olimpíada, tem como piorar. Autorizaram uma mulher ‘TRANS’ que foi reprovada em teste de gênero a lutar contra uma MULHER? Oi?”, publicou. “Estamos numa era que pagamos para assistir um homem quebrando o nariz de uma mulher e aplaudindo! Isso é inadmissível”, completou.
Leia também:
Mistério desvendado! Espia o que há em caixa entregue aos medalhistas
Baiana sofre queda na repescagem e não avança às semifinais do BMX
Diferentemente do foi veiculado em toda a imprensa mundial, Imane Khelif nasceu e se identifica como mulher. A atleta tem, naturalmente, altas taxas de testosterona - conhecido como ‘hormônio masculino’ - no organismo e, por esse motivo, foi erroneamente classificada como transgênero.
A informação falsa viralizou após a luta da argelina contra a italiana Angela Carine, que abandonou o embate alegando dores intensas no nariz. A ‘fake news’ ganhou força após a reprovação de Imane em testes da Associação Internacional de Boxe (IBA) ser divulgada.
O posicionamento de Tandara causou a revolta de internautas, inclusive da também jogadora de vôlei trans Tifanny Abreu, com quem já viveu vários desentendimentos. “Elas não são mulheres trans! Vocês precisam saber diferenciar as coisas e parar de colocar tudo nas costas das pessoas trans! [...] Poderia colocar a informação correta para seu público!”, diz parte do comentário deixado por Tifanny.
“Certa é tu que se dopou né? Se manca”, escreveu um internauta. “A notícia que você postou: fake. Você ter sido pega no doping: verdade”, respondeu outra. “Calma gente, deve tá sendo difícil pra ela esse período, já que ela foi EXPULSA DA ÚLTIMA OLIMPÍADA POR TER SIDO PEGA NO EXAME DE DOPING”, ironizou um terceiro.