
Uma situação inusitada e, ao mesmo tempo, inovadora chamou atenção na Suécia: o xixi coletado em banheiros químicos durante um festival de música foi utilizado como fertilizante para plantações de cevada, ingrediente essencial na fabricação de cerveja.
Leia Também:
Liderada pela empresa Sanitation360, a iniciativa rolou na cidade de Uppsala, próxima a Estocolmo, na última terça-feira (29). Ao todo, foram recolhidos cerca de 20 mil litros de urina dos participantes do evento.
Estratégia do xixi
O xixi foi tratado em uma usina de processamento convertido em um pó rico em nutrientes. Feito isso, esse material foi pulverizado sobre as plantações de cevada maltada na ilha de Gotland.
Para garantir que apenas urina fosse coletada nesse processo, a Sanitation360 instalou telas especiais nos banheiros químicos. A iniciativa, que inicialmente é até meio estranha, é uma aposta na sustentabilidade e no aproveitamento de recursos naturais.
Segundo a empresa, a técnica já vem sendo aplicada para o cultivo de diferentes vegetais na Suécia. "Vários alimentos já estão crescendo na Suécia com a contribuição, digamos, inusitada, de milhares de suecos e estrangeiros que participam de festivais no país", explicou a companhia em nota.