
Um forte terremoto atingiu a região de Magallanes, no sul do Chile, na manhã desta sexta-feira (2). Por causa do tremor, as autoridades emitiram um alerta de tsunami e pediram a evacuação das áreas costeiras.
Leia Também:
O terremoto aconteceu às 9h58 (horário de Brasília) e teve magnitude 7,5. O epicentro foi no mar, a cerca de 219 km ao sul de Ushuaia, na Argentina, na região da Passagem de Drake, entre o continente e a Antártida. O tremor foi raso, com profundidade de apenas 10 km, o que aumenta a chance de impactos na superfície.
Até as 11h43, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou pelo menos seis tremores menores na mesma área. Não há, por enquanto, informações sobre danos em cidades próximas.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA), e o órgão de emergências Senapred mandaram evacuar toda a faixa litorânea da região de Magallanes e também a zona costeira do Território Antártico Chileno.
#Sismo: después del sismo de Magnitud 7.4 a 219 km S de Ushuaia, #Argentina🇦🇷.
— ESPECIGEST (@ESPECIGEST) May 2, 2025
🔸️Después de 🚨#Alerta de #Tsunami, Ciudadanos evacúan Punta Arenas y todo el borde costero en la Región de #Magallanes, #Chile.#EG #Georiesgos #Temblor #Terremoto #hoy #urgente #earthquake #quake… pic.twitter.com/HyPnR7Eu10
O presidente Gabriel Boric, que nasceu em Punta Arenas, na região afetada, cancelou seus compromissos do dia para acompanhar a situação e disse que todos os recursos do governo estão mobilizados para ajudar.
Llamamos a evacuar borde costero en toda región de Magallanes. En estos momentos nuestro deber es prevenir y hacer caso a autoridades. COGRID regional y nacional están comenzando. Todos los recursos del Estado están a disposición. https://t.co/2qAA3TGEcN
— Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) May 2, 2025
As autoridades seguem monitorando o caso e orientam a população a seguir as instruções de segurança.