
O Papa Leão XIV canonizou o beato italiano Carlo Acutis (1991-2006) em uma cerimônia histórica na Praça São Pedro, no Vaticano, sendo o primeiro santo millennial da Igreja Católica.
Leia Também:
O evento reuniu cerca de 70 mil fiéis, em sua maioria jovens, e havia sido inicialmente marcado para abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiado devido ao falecimento do Papa Francisco.
A cerimônia também incluiu a canonização de Pier Giorgio Frassati (1901-1925), outro italiano que morreu aos 24 anos de poliomielite.
#CarloAcutis e Pier Giorgio #Frassati são santos!
— Vatican News (@vaticannews_pt) September 7, 2025
Eis o momento em que o #PapaLeãoXIV lê em latim a fórmula de canonização. pic.twitter.com/nBuaztWsSH
Acutis, apelidado de “santo influenciador”, “padroeiro da internet” e “primeiro santo de tênis e calça jeans”, é reconhecido por levar uma vida simples, apaixonada por videogames e evangelização online.
“Todos nós, especialmente os jovens, não devemos desperdiçar nossas vidas, mas direcioná-las para o alto e transformá-las em obras-primas”, declarou o Papa Leão XIV.
Quem foi Carlo Acutis?
Carlo foi beatificado em 2020 pelo Papa Francisco após ser reconhecido o primeiro milagre atribuído a ele: a cura do brasileiro Matheus Vianna, que nasceu com má-formação congênita no pâncreas e se recuperou após contato com uma camiseta de Acutis.
O segundo milagre, que levou à canonização, envolveu a recuperação da estudante Valeria Valverde, da Costa Rica, que sofreu um grave traumatismo craniano em Florença, na Itália, e se curou após intercessão do jovem.
Leão XIV destacou Acutis e Frassati como exemplos de santidade e solidariedade: “Carlo… gostava de dizer que o céu sempre nos esperou, e que amar o amanhã é dar o melhor de nós hoje”, disse o pontífice.
Nascido em Londres em 1991, filho de Andrea Acutis e Antonia Salzano, Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, deixando um legado de fé, tecnologia e dedicação ao próximo.
Celebração em Salvador
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Salvador, promoveu uma programação especial para celebrar a canonização de Acutis. A relíquia do corpo do santo esteve presente em todas as missas do dia.
Às 15h, uma procissão levou a relíquia da Matriz ao Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), acompanhada pelo pároco, padre Marco Paglicci, que conduziu a bênção aos enfermos atendidos pela instituição.