29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Vaticano - 30/03/2024, 15:29 - AFP

De olho na saúde, Papa fica 'de quebrada' e não vai à Via Sacra

Pontífice argentino também havia cancelado sua participação em 2023

A tradicional via-crúcis da Sexta-feira Santa no Coliseu é um dos eventos mais importantes da Igreja Católica
A tradicional via-crúcis da Sexta-feira Santa no Coliseu é um dos eventos mais importantes da Igreja Católica |  Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP

O papa Francisco, de 87 anos, cancelou de última hora sua participação na Via Sacra, na sexta-feira (29), no Coliseu de Roma, em um contexto de preocupação com sua saúde debilitada.

"Para preservar sua saúde, na preparação para a vigília de amanhã e a missa do Domingo de Páscoa, o papa Francisco acompanhará a via-crúcis do Coliseu da residência de Santa Marta", anunciou o Vaticano em um comunicado.

A cadeira do papa já estava instalada em uma colina do Coliseu, mas logo após o anúncio, momentos antes do início da cerimônia, os organizadores a retiraram.

"Trata-se simplesmente de uma medida de precaução", informou à AFP uma fonte do Vaticano, assegurando que a saúde do papa, que nas últimas horas esteve "em boa forma", não suscita "nenhuma preocupação particular".

O pontífice argentino também havia cancelado sua participação nesta cerimônia em 2023 por motivos de saúde, mas no ano passado o Vaticano informou com antecedência que o papa não participaria, pois se recuperava de uma hospitalização devido a uma bronquite.

A tradicional via-crúcis da Sexta-feira Santa no Coliseu é um dos eventos mais importantes do calendário da Igreja Católica e milhares de fiéis de vários países, muitos com velas nas mãos, se reuniram em silêncio para acompanhar este rito da Semana Santa.

Veja também:

Atriz pornô acorda após ficar mais de um mês em coma

Em um fato inédito desde que foi eleito em 2013, o papa redigiu os textos que serão pronunciados em cada uma das 14 estações que simbolizam o calvário de Jesus, segundo a tradição católica.

O Vaticano informou que estas meditações são "uma conversa frente a frente com Cristo, composta de reflexões, interrogações, introspecções, confissões e invocações".

Agenda

Na manhã deste domingo (31), o papa tem previsto celebrar a missa de Páscoa na Praça de São Pedro, antes de proferir a bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo), que costuma versar sobre os conflitos no mundo.

O Vaticano informou, em fevereiro, que o papa sofreu de "um leve estado gripal" e que foi examinado em um hospital romano. Desde então, cancelou sua participação em alguns eventos.

Jorge Bergoglio, que com frequência se desloca em cadeira de rodas e é afetado por vários problemas de saúde, foi submetido a uma cirurgia abdominal em 2023, tem problemas crônicos no joelho e sofreu várias infecções respiratórias nos últimos meses.

Em dezembro, ele cancelou sua participação na cúpula do clima da ONU, a COP28, em Dubai, também devido a uma bronquite.

No domingo passado, Francisco presidiu a missa do Domingo de Ramos, mas não pronunciou a homilia, como estava previsto.

exclamção leia também