27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Neonazistas? - 20/01/2024, 21:59 - Da Redação

Cerca de 250 mil pessoas protestam contra extrema direita na Alemanha

Atos ocorrem como resposta a uma reunião realizada por membros do partido de ultradireita com neonazistas

Os atos também foram registrados nas cidades como Kassel, Wuppertal, Karlsruhe e Erfurt, além de municípios menores e vilarejos
Os atos também foram registrados nas cidades como Kassel, Wuppertal, Karlsruhe e Erfurt, além de municípios menores e vilarejos |  Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

Milhares de pessoas protestaram, neste sábado (20), em vários lugares da Alemanha, contra o extremismo de direita e em defesa da democracia. A mídia internacional aponta que atos em Frankfurt, Hannover, Nurembergue e outras cidades reuniram, ao todo, cerca de 250 mil manifestantes.

Os protestos acontecem desde a semana passada como resposta a uma reunião secreta realizada por membros do partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) com neonazistas para discutir um plano para deportar milhões de estrangeiros.

Os atos também foram registrados nas cidades como Kassel, Wuppertal, Karlsruhe e Erfurt, além de municípios menores e vilarejos. Alguns deles haviam cartazes escrito frases como: “O fascismo não é uma alternativa”.

Veja também:

Argentina cancela benefícios sociais de mais de 27 mil pessoas

Nasa perde contato com seu helicóptero em Marte

Caçada pelo FBI, brasileira tinha vida mansa em casarão

Em Frankfurt, um dos organizadores, Peter Josiger, disse que o plano de deportação planejado na reunião secreta é “nada menos que um ataque com base na nossa coexistência”. Ele ainda fez um apelo por “uma postura ativa contra a direita por parte de toda a sociedade”.

Em Hannover, o ex-presidente alemão Christian Wulff e o governador do estado da Baixa Saxônia, Stephan Weil, se dirigiram a cerca de 35 mil manifestantes na Praça da Ópera. Os presentes carregavam faixas com frases como “Somos diversos” e “Votar na AfD é tão 1933”, referindo-se ao ano em que o ditador nazista Adolf Hitler tomou o poder na Alemanha.

Manifestações

Outros 30 mil protestantes compareceram à marcha na cidade ocidental de Dortmund. A polícia ainda estimou a presença de 20 mil manifestantes em Estugarda, 12 mil em Kassel, 7 mil em Wuppertal, 20 mil em Karlsruhe, pelo menos 10 mil em Nurembergue, cerca de 16 mil em Halle (Saale) e 5 mil em Koblenz.

Ao todo, neste fim de semana, são esperados atos em mais de 100 cidades alemãs. Para este domingo, foram convocados protestos em Berlim, Munique, Colônia, Dresden, Leipzig e Bonn.

exclamção leia também