24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Barriou mundo - 19/07/2024, 08:44 - Da Redação

Apagão cibernético afeta voos e prejudica comunicação ao redor do mundo

Voos das principais companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, estão suspensos

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong
Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong |  Foto: AFP

Uma falha em grande proporção nos sistemas de Tecnologia da Informação (TI), nesta sexta (19), afetou várias atividades em diversos segmentos ao redor do mundo, como operações de companhias aéreas internacionais, serviços bancários e empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações.

Leia mais:

Com bufunfa entre R$ 6 e 9 mil, Sebrae anuncia vagas para diversas área
Homem que comeu larica batizada vai de base após cinco dias internado
Boa hora para o Bahia dar uma resposta ao gringo fanfarrão do Botafogo

Situação parecida que afetou os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amsterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos espanhóis, conforme informações dos administradores destes terminais aeroportuários destes países.

No aeroporto de Zurique, na Suíça, que é considerado o maior do país, suspenderam os pousos.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a "problemas de comunicação", informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu os pousos.

Além de companhias aéreas e dos aeroportos, o apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.

A programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha "grave".

A empresa australiana de telecomunicações Telstra indicou que os cortes foram provocados por "problemas globais" que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

Em um comunicado, a empresa americana Microsoft afirmou que estava adotando "medidas" para mitigar a situação após os problemas detectados.

"Os nossos serviços continuam observando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação", escreveu a empresa na rede social X.

Não está claro se os problemas mencionados pela Microsoft estão relacionados às falhas de TI a nível global.

A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália afirmou que o "apagão em larga escala" estava relacionado com uma "plataforma de software de terceiros" e que ainda não tinha informações que sugerissem o envolvimento de hackers no incidente global.

Grandes filas foram observadas no aeroporto de Sydney.

Companhias aéreas como Air France, KLM (Países Baixos) e Ryanair (Irlanda) sofreram problemas em suas redes. O mesmo aconteceu com três companhias aéreas indianas, IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.

exclamção leia também