Parece que a superstição de que gato preto dá azar é coisa do passado, pelo menos é o que conta Erica Barreto, dona do Dom Felino Cat Spa, um gatil que está com diversos animais para adoção na 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). Segundo a empresária, esta tem sido a cor mais procurada pelos tutores no evento.
Leia mais:
Filhos seguem passos dos pais e viram expositores na Fenagro
Quase mil alunos da rede estadual marcam presença na Fenagro
Arena Agrocultural: confira a agenda de atrações diárias na Fenagro
"Antigamente tinha preconceito, os gatos pretos eram os que mais ficavam abandonados em gatil, em ONG, mas hoje não, pelo contrário. Pelo menos aqui na Bahia, a gente tem tido muita procura", indicou.
Gatos adotados
Erica contou que o gatil dela e uma outra ONG estão na feira desde sábado (30) e que, até está segunda-feira (2), sete animais já haviam encontrado um lar. No momento, 11 animais estão disponíveis.
O que é preciso para adotar um gato?
"Para realizar uma adoção responsável é necessário ter 21 anos e ter o consentimento de todos os membros da casa. Além disso, precisa ter um imóvel com telas de proteção ou um muro alto para que o animal não tenha acesso a rua, então a gente faz essa entrevista e a partir daí conseguimos a aprovação para a pessoa levar o gatinho", explicou Erica.
Acompanhamento
Após adoção, o gatil segue fazendo acompanhamento dos animais. "Tem um termo de adoção, um formulário que é preenchido, cada um fica com uma via. Eles vão ganhar a primeira consulta, a gente faz o agendamento e vai mantendo um monitoramento durante um período, até que esse gatinho se adapte ou até surgir um problema de saúde que a gente possa monitorar e auxiliar dando suporte ou às vezes até uma devolução. A gente monitora por pelo menos seis meses", concluiu.
Fenagro
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é uma realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.