A 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) promoveu, nesta noite de sexta-feira (6), a primeira etapa da competição de um esporte equestre chamado Ranch Sorting, que consiste em uma apartação de bois em duplas montadas em cavalos.
Leia também:
Cavalos da raça Mangalarga Marchador são estrelas de leilão na Fenagro
Premiação da vaca Gir Leiteiro agita noite na Fenagro
Cônsul da Finlândia anuncia chegada de empresários na Bahia
O objetivo é levar os bovinos selecionados ao curral oposto dentro do tempo cronometrado de 60 segundos. A dupla montada que conseguir o menor tempo vence a prova.
Para cumprir a prova, é necessário 'aboiar' os animais até o outro curral, ou seja, conduzi-los sem tocar. Os competidores podem apenas guiar o animal com a voz e gestos, induzindo-os a passar e se atentando para que nenhum dos bois retorne ao curral inicial, a chamada 'defesa' do Ranch.
"É um curral em formato de 8, um revezamento onde a dupla tem que passar cada boi em ordem crescente. São 10 bois numerados de 0 a 9, mas também fica um extra sem numeração, na intenção de dificultar", explicou Georgia Ortega, presidente da Associação Baiana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABCQM).
Segundo Georgia, a adesão de competidores tem sido grande e a competição vai durar até o final da Fenagro. "Nós estamos com uma classificação diária. Então hoje, eu acredito que a gente esteja passando aqui com 150 duplas. Mas sábado e domingo a tendência é aumentar, chegar até 250 duplas em um dia", detalhou.
Ainda de acordo com a presidente da ABCQM, o retorno da Fenagro é fundamental para o Ranch Sorting, pois gera visibilidade e movimenta economicamente a categoria.
"Uma feira como essa faz com que as pessoas comprem acessórios, exigem-se exames dos cavalos, compram feno, ração. Fora que novos atletas trazem novos cavalos, trazem visibilidade", explicou.
Fenagro
Reconhecida como a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Fenagro é organizada pelo Grupo A TARDE e reúne mais de 100 mil visitantes. A programação inclui exposições de produtos agropecuários, shows, leilões e o espaço infantil Fenagrinho, consolidando-se como uma vitrine do agronegócio baiano.