O secretário estadual da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Tum, explicou, neste domingo (1º), o processo de escolha dos expositores para a 33ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). Segundo Tum, tudo é realizado em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para incluir desde pequenos até grandes produtores.
“Nós temos uma equipe que mantém o cadastro desses produtores, com o auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com quem inclusive trabalhamos fisicamente juntos aqui no prédio da Seagri. Então, a Seagri abre o espaço dentro da Fenagro, e a SDR traz esses produtores. Um exemplo são as rotas produtivas do café, da fruticultura e da fibra. O visitante terá a oportunidade de conhecer toda a rota produtiva do que é produzido na Bahia. Para nós, é uma seleção natural, pois já temos o cadastro dessas cooperativas, associações e empresários que desempenham esse trabalho no nosso estado”, explicou Tum, em entrevista ao A Tarde Play no YouTube.
Leia mais:
"Momento muito esperado", vibra Jerônimo sobre Fenagro
Presidente do Grupo A Tarde projeta nacionalização da Fenagro
Tum destacou também que a Fenagro conta com a participação de diversas secretarias estaduais. O titular da Seagri revelou, por exemplo, que dois mil alunos comparecerão à feira para compreender o trabalho realizado no campo, em uma integração com a Secretaria de Educação.
“Este ano, receberemos 2 mil alunos da Secretaria de Educação, que virão conhecer, por exemplo, que o leite não sai da caixinha, mas da vaca. Essa dinâmica que promovemos, esse intercâmbio entre todas as secretarias... Nós, da Seagri, nos mudamos do CAB para cá. Vamos ficar aqui por 10 dias, com a secretaria funcionando, junto com o Inema, a ADAB e a Bahia Pesca. Assim, o aluno que vier poderá ver uma tilápia, um peixe, um camarão. Ou seja, a ideia é mostrar o que o campo produz, como o alimento vai do campo até a mesa, e essa integração é muito importante”, concluiu o secretário.
Fenagro
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é de realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho.
A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.