
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão, recebe neste sábado (31) e domingo (1º) uma programação especial da Virada Cultural dos Museus, com atividades gratuitas em pátios, galerias e espaços educativos. A proposta é reunir arte, música, educação, bem-estar e ações voltadas para públicos de todas as idades.
Amanhã, a programação começa às 10h, com uma aula aberta de jiu-jitsu promovida pelo Projeto Social Pérolas da Gamboa. Ao longo do dia, o público poderá participar de contação de histórias infantis e visitas mediadas às exposições do museu. A agenda musical inclui apresentações instrumentais e um pocket show em homenagem a Cartola, além da tradicional JAM no MAM, que acontece à noite e tem ingresso pago.
Um dos destaques do sábado é a Vigília Gráfica, realizada no Galpão das Oficinas, com uma série de workshops e oficinas artísticas que seguem até a noite. O espaço reúne atividades como cerâmica fria, pirogravura, cordel, linóleo, litografia e xilogravura, além de videomapping, discotecagem e feira gastronômica, incentivando a permanência do público no museu.
No domingo, as atividades começam mais cedo, às 8h, com uma prática de yoga aberta ao público. A programação é voltada principalmente para crianças e famílias, com sessão de cinema infantil, oficinas de origami, pintura corporal e apresentações musicais interativas. O dia também conta com apresentações de choro, samba partido alto, dança contemporânea e música instrumental.
Leia Também:
O encerramento da Virada Cultural no MAM acontece às 18h, com o show do Vanessa Melo Trio, no Pátio da Capela. As visitas mediadas às exposições seguem ao longo de todo o domingo.
A Virada Cultural no MAM integra a Virada dos Museus e faz parte do projeto Verão na Bahia – Um Estado de Alegria, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). Segundo o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Marcelo Lemos Filho, “o sucesso de público nas edições já realizadas confirma que a Virada Cultural nos Museus é uma ação relevante, que contribui para a democratização da cultura e fortalece o vínculo entre os museus e a sociedade, estimulando o sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio e da memória”
