26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Música - 10/01/2026, 07:00 - Vitoria Sacramento*

Verão no Pelourinho reúne grandes nomes da música baiana

Centro Histórico com programação gratuita até segunda-feira (12)

A programação integra o projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”
A programação integra o projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria” |  Foto: Caio Leal/SecultBA

À medida que o verão avança em Salvador, o Pelourinho se torna um dos principais palcos da cultura baiana, reunindo a galera em uma programação intensa e diversificada. Shows, festas e apresentações artísticas nos largos e praças do Centro Histórico, com opções para todos os gostos, que vão do samba-reggae ao afrobeat, passando pelo samba, forró, reggae e atividades voltadas para o público infantil.

A programação integra o projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), e segue até as vésperas do Carnaval, com o objetivo de democratizar o acesso à arte e valorizar a produção cultural do estado. Com grande parte das atrações gratuitas ou a preços populares, o “Verão na Bahia.

O evento ocorre até a segunda-feira (12) e se espalha por diferentes espaços do Centro Histórico. Ontem, o público conferiu o Samba Verão, da TV Pelourinho, no Largo Quincas Berro d’Água, além da festa Salceruh, no Largo Tereza Batista, do Viva o Samba, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, e da apresentação do Bloco Afro Muzenza, no Largo Pedro Archanjo. Hoje, estão previstas apresentações do Reggae Verão, do Sampelô, do grupo Mãos no Couro e do Ifá. Já no domingo, o destaque fica por conta do Olodum, além da programação infantil com Tio Paulinho e shows de Viola de Marujo, Jeanne Lima convida Del Feliz, Ganhadeiras de Itapuã e Didá com convidados. A agenda se encerra na segunda-feira, com o ensaio de verão do Cortejo Afro, o aulão Vem Dançar Verão – Samba de Roda, e a apresentação do Grupo Ofá.

A percussão, elemento que projeta o axé baiano para o mundo, tem papel central na programação. Blocos e grupos como Olodum, Didá, Muzenza, Mãos no Couro e Grupo Ofá levam seus tambores para as ruas do Pelourinho, contagiando o público com ritmos marcantes e mensagens de resistência cultural. Entre os presentes nessas celebrações está a jovem Samoa Nascimento, que acompanha de perto as apresentações do Olodum e marca presença nos eventos, reforçando a ligação entre as novas gerações e a tradição percussiva que faz parte da identidade cultural de Salvador.

Eventos acontecem nos largos do Pelourinho
Eventos acontecem nos largos do Pelourinho | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

O Cortejo Afro também integra a agenda cultural com o tradicional ensaio de verão, que mistura música, estética e ancestralidade, atraindo grande público ao Centro Histórico. Já o forró aparece como convite para dançar agarradinho, com a cantora Jeanne Lima, que recebe o também forrozeiro Del Feliz, evidenciando a pluralidade musical produzida na Bahia e a convivência harmônica entre diferentes estilos no mesmo espaço.

Leia Também:

Moradora de Nova Brasília, a jovem Samoa Nascimento afirma que acompanha de perto as apresentações do Olodum e destaca a importância da programação para a valorização da cultura afro-baiana. “Sempre que o Olodum toca no Pelourinho eu faço questão de estar presente. É mais do que um show, é uma forma de manter viva a nossa cultura e de sentir orgulho da nossa história”, declarou. Segundo ela, a programação de verão fortalece a ocupação dos espaços públicos e aproxima os jovens das manifestações culturais tradicionais. “É uma festa que reúne todo mundo, moradores e turistas, e mostra a força da música da Bahia”, completou.

O projeto contempla ainda o Reggae Verão, com apresentações de artistas como Ministério Público, Renata Bastos e Dada Yude, além do grupo Ifá, que leva ao Pelourinho o afrobeat original produzido em Salvador. A programação inclui também a festa Salceruh, um aulão de samba de roda comandado pela professora Acotirene Lopes e atividades voltadas para o público infantil, com a animação do Tio Paulinho, garantindo opções para todas as idades.

exclamção leia também