A abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, de pesquisadores, cientistas, professores e reitores das principais universidades e institutos de pesquisa do estado.
Neste ano, o tema escolhido foi "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" e o primeiro dia de palestras ficou por conta de uma das mulheres mais potentes do campo científico baiano e brasileiro: a Dra. Jaqueline Goes, cientista que ficou mundialmente conhecida após mapear o genoma do Coronavírus.
"Eu me sinto, de certa forma, lisonjeada por todo esse reconhecimento que eu estou recebendo agora, depois da pandemia, e a forma como eu tenho sido acolhida, não só pelas autoridades, mas pelos estudantes, pelos professores. O quanto que a minha trajetória e a minha história têm reverberado na vida de outros estudantes, incentivando esses estudantes a realmente buscarem uma formação, seja na ciência ou não, realmente me deixa com a sensação de dever cumprido", disse Jaqueline com exclusividade ao PORTAL MASSA!.
A apresentação de Jaqueline recebeu a mediação da Dra. Marilda Gonçalves, diretora do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), e chamou atenção para a importância do investimento e valorização da área científica.
Ciência baiana em avanço
Com uma programação repleta de atividades que estimulam o conhecimento, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até a sexta-feira (20) e está cheia de novidades, incluindo a assinatura de um decreto que regulamenta a Lei Estadual de Ciências, Tecnologias e Inovação Totalizadas.
"Nessa lei a gente organiza o sistema, a gente coloca para a sociedade, para os pesquisadores, para os professores, que nós temos um sistema tanto de universidade, de escola, de órgãos da pesquisa, o próprio mercado, a exemplo da Ford, que tem dentro da sua estratégia, da sua ação, investimento para registrar patentes, para desenvolver pesquisas, cenários novos", explicou Jerônimo Rodrigues.
Ainda segundo o governador, a aprovação da lei irá "facilitar e fortalecer o orçamento" dos projetos desenvolvidos pelo povo. A iniciativa foi comemorada por André Joazeiro. "Essa semana é uma semana importante depois da desvalorização da ciência", declarou.