
O Panorama Internacional Coisa de Cinema já está com a edição de 2026 confirmada. O festival acontece de 25 de março a 1º de abril, em Salvador, enquanto a equipe segue na expectativa pela premiação de O Agente Secreto, filme de Wagner Moura que representa o Brasil no Oscar.
Mais antigo festival de cinema em atividade na Bahia, o Panorama também mantém longa relação com Kleber Mendonça Filho, diretor do longa indicado. A sede do evento na capital será o Cine Glauber Rocha, que recebeu a pré-estreia de O Agente Secreto. Parte da programação também será exibida na Sala Walter da Silveira.
Leia Também:
Além de Salvador, o festival chega novamente a Cachoeira: no Recôncavo, as exibições acontecerão de 25 a 29 de março, no Cine Theatro Cachoeirano.
Os filmes selecionados para as mostras competitivas serão divulgados após o Carnaval. A curadoria está finalizando a triagem dos quase 2 mil filmes inscritos.
A edição de 2026 vem na sequência de um ano marcante. Em 2025, quando comemorou 20 anos, o Panorama recebeu Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux para um bate-papo sobre O Som ao Redor, vencedor da Competitiva Nacional em 2012. O cineasta pernambucano, premiado como melhor diretor em Cannes, exibiu praticamente todos os seus curtas no festival, incluindo o aclamado Recife Frio (2010).
