
O Festival do Parque está confirmado para 2026 e chega à sua quarta edição sendo uma ótima opção de eventos familiares gratuitos em Salvador. A programação acontece no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara, durante três finais de semana de janeiro, sempre aos sábados e domingos, a partir das 9h, com atividades distribuídas entre o gramado e a Concha Acústica, ambos sujeitos à lotação.
Leia Também:
A abertura do festival já tem atração confirmada. No dia 10 de janeiro, às 15h30, o público poderá assistir gratuitamente ao espetáculo “Festa dos Bichos”, do Mundo Bita, um dos maiores fenômenos da música infantil brasileira. O show tem duração de 1h10 e reúne cerca de 20 canções, entre sucessos e novidades, inspiradas no álbum Bita e os Animais (2013), que apresentou hits como Fazendinha e Viajar pelo Safari.
Com figurinos coloridos, cenários que remetem a diferentes habitats naturais e forte interação com o público, a apresentação destaca personagens como girafa, coruja, porquinho, caranguejo, onça e o dinossauro Argo. A cantora Flora divide o palco com Bita e as crianças Lila, Dan, Tito e Tina, conduzindo a narrativa musical voltada ao universo infantil. “O tema animal tem um apelo natural com as crianças. São seres que despertam afeto e curiosidade desde cedo”, afirma Chaps, criador do Mundo Bita e compositor do espetáculo.
Tio Paulinho
No mesmo dia, às 14h30, o animador Tio Paulinho também integra a programação, ampliando as opções de entretenimento para o público infantil e suas famílias. Ao longo dos seis dias de evento, o Festival do Parque contará ainda com praça de alimentação, feira de artesanato e diversas atividades culturais.
Idealizadora do festival, Márcia Mamede destaca que o principal objetivo é democratizar o acesso à cultura e fomentar a economia criativa. “Trazer cultura, alegria e diversão para a população e, também, dar oportunidades para expositores, artesãos e comerciantes divulgarem e venderem seus produtos”, ressalta. Segundo ela, a expectativa é de público superior às edições anteriores, especialmente no primeiro dia. “O festival já conquistou um público fiel e acreditamos que, principalmente no dia 10, com o Mundo Bita, teremos recorde de público”, afirma.
*Sob a supervisão do editor Anderson Orrico
