
O Coletivo Nosso Kilombo realiza celebração na Festa de São Tomé, uma das comemorações mais tradicionais do bairro de Itapuã, neste sábado (20). O projeto chega a seu encerramento, com a realização do “Cortejo Levanta Povo – Celebrar para Insurgir”. A ação artística vai percorrer a ruas do bairro, integrando mais um ano da festa e destacando os sete anos do coletivo, mas a concentração acontecerá na na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Toda programação é aberta à comunidade.
O projeto tem sido realizado desde julho, contando com diversas ações culturais de rua, como samba de roda, rodas de fuxicos e conversas intergeracionais com mestres e mestras griots da comunidade. O intuito é retomar, preservar e ressignificar as tradições culturais típicas do bairro de Itapuã e o espírito de insurgência da comunidade negra e indígena na localidade, trazendo a memória de resistências históricas do bairro.
Leia Também:
Outra tradição que o coletivo tem fortalecido neste projeto é a dos “sambas de boi”, como os bois Bumbapuã e Boca de Ouro, construídos a muitas mãos por mobilizadores culturais de outras gerações, e que hoje são “maternados” pelo Coletivo Nosso Kilombo. No dia 20, as manifestações estarão presentes na ação.

A mais recente ação do projeto “LEVANTA POVO! Sambas, Artesanias e Resistências” foi em setembro, com a “Caminhada Patrimonial – Caminhar para Convocar”, que reuniu estudantes de escolas públicas de Itapuã, focando na preservação do meio ambiente e patrimônio cultural da região.
Vale destacar que o Coletivo Nosso Kilombo surgiu em 2018, na Festa de São Tomé.
Serviço
O que: Cortejo Levanta Povo – Celebrar para Insurgir
Quando: 20 de dezembro (sábado), a partir das 17h
Onde: concentração na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Praça Dorival Caymmi - Itapuã) em direção ao Cruzeiro de Piatã.
Quanto: Aberto ao público
