
Com o sonho de fazer parte da realeza do Ilê em 2026, mulheres negras saíram de diversas cidades da Bahia, e de fora dela, para participar da pré-seleção do Concurso de Deusa do Ébano, nesta terça-feira (9), na Senzala do Barro Preto, em Salvador.
Capital
Aos 31 anos, a soteropolitana Camila Evelim decidiu participar do concurso pela primeira vez. "O que me levou a tentar é me reconhecer como uma mulher negra, conhecer mais sobre minha ancestralidade. Eu amo a dança também, apesar de que não tenho muita experiência, mas eu amo a dança", disse Camila, que saiu do bairro de Valéria.

Leia Também:
Outra candidata de Salvador é Francine Cristine, de 29 anos, que saiu de Brotas e contou que ser deusa é um desejo antigo. "Um sonho de criança, sempre que passava na televisão me imaginava ali dançando com uma roupa linda girando, o cabelo um espetáculo", contou a jovem.

Interior da Bahia
Para Jessica Mello, de 24 anos, que saiu de Nazaré, no interior da Bahia, participar do concurso também é a realização de um sonho. "É um sonho para mim estar aqui, ainda não fui selecionada, mas é um honrar estar aqui", relatou a jovens que teceu elogios ao Ilê Aiyê e contou que ficou na casa de parentes para participar da pré-seleção.

Tamires Santos, de 30 anos, saiu de Barra do Rio Grande, no Oeste da Bahia, e enfrentou 12h de viagem para participar da pré-seleção em Salvador, nesta terça. A baiana conta que acreditar na potencia do bloco a fez querer fazer parte desse processo. "Por acredita no Ilê, que é uma fonte que não cessa, uma fonte que jorra e está aqui para a gente beber, nos fomentar, nos fortalecer", explicou.
Rio de Janeiro
Acostumada com a dança de reis e rainhas de bloco afro, Bruna Cristine, de 29 anos, saiu do Rio de Janeiro, para tentar ser uma deusa do Ilê no ano que vem. "A busca por entender mais dos meus familiares, de onde eu vim, minha linhagem paterna principalmente me fez chegar aqui em Salvador. E juntou, minha ancestralidade e amor pela dança e estou aqui hoje", destacou

Vale destacar que a grande final acontecerá na 45ª Noite da Beleza Negra, no dia 17 de janeiro de 2026.
