27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Encantos - 17/05/2025, 14:37 - Da Redação

Inspirado nos rios da Amazônia, espetáculo ‘Na Beira’ chega a Salvador

Criado em Belém, a apresentação é fruto da pesquisa acadêmica de doutorado em artes realizada por Luiza Monteiro

Depois da estreia em Belém, Salvador abre a temporada de 'Na Beira’ que contempla as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Depois da estreia em Belém, Salvador abre a temporada de 'Na Beira’ que contempla as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste |  Foto: Divulgação

As belezas e os encantos dos rios amazônicos são a fonte de inspiração de ‘Na Beira’, espetáculo da Companhia Moderno de Dança, que chega a Salvador para apresentações nos dias 23 e 24 de maio, às 19h, no Teatro Gregório de Mattos.

Leia Também:

O espetáculo faz uma conexão entre a Encantaria-corpo, conceito que une a prática artística da dança imanente da artista-pesquisadora Ana Flávia Mendes e a noção de encantarias dos rios - espaço místico, poético, onde habitam os seres encantados - desenvolvida pelo poeta João de Jesus Paes Loureiro. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Criado em Belém, em 2019, o espetáculo é fruto da pesquisa acadêmica de doutorado em artes realizada pela diretora artística e bailarina, Luiza Monteiro, no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, com doutorado sanduíche na Université Du Québec à Montréal (UQAM), no Canadá.

“Os intérpretes-criadores apresentam em cena as encantarias e encantados desvelados nos mergulhos particulares e coletivos resultantes de experiências de imersões propostas e experimentadas por cada um, cada uma”, explica Luiza.

Depois da estreia em Belém, Salvador abre a temporada de 'Na Beira’, que contempla as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além da capital baiana, as apresentações da companhia acontecem no Rio Branco e em Cuiabá. “Um dos nossos objetivos é descentralizar, sair da região sudeste, sobretudo do eixo Rio-São Paulo, para incentivar a circulação artística nas demais regiões”, completa Luiza.

A capital baiana, inclusive, não foi escolhida de forma aleatória para abrir a temporada do espetáculo. A artista visual e produtora Danielle Cascaes revelou que a cultura expressiva da capital dos baianos fez com que o local estivesse na lista das apresentações. “A gente escolheu Salvador porque é um lugar onde a cultura é pulsante, mais do que em muitas outras. Estamos muito empolgados para conhecer esse público”, declarou.

O espetáculo integra o Circuito Na Beira: poética, formação e intercâmbio, contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, com financiamento da Funarte e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

Oficina

Além de prestigiar a apresentação, o público poderá ter um momento mais profundo com universo das encantarias por meio da ‘Oficina Encantaria-corpo’, que faz um convite ao mergulho em experiências do movimento e do corpo, a partir de alguns indutores imersivos utilizados para a criação do espetáculo ‘Na Beira’.

A atividade acontecerá no dia 24 de maio, das 9h às 12h, na Escola de Dança da UFBA, em Salvador. Os ingressos, que são gratuitos, estão disponíveis no Sympla e não há nenhum pré-requisito para participar. As vagas são limitadas e abertas a todas as pessoas.

Serviços do Espetáculo

O que: Espetáculo ‘Na Beira’
Quando: 23 e 24 de maio - às 19h
Onde: Teatro Gregório de Mattos, em Salvador
Quanto: Gratuito

Serviços da Oficina

O que: Oficina Encantaria-corpo
Quando: 24 de maio - Das 9h às 12h
Link de inscrição espetáculo - https://sun.eduzz.com/Q9N5OVBB01

exclamção leia também