As Ganhadeiras de Itapuã, grupo musical formado por mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté, farão duas apresentações gratuitas nos dias 21 e 22 de dezembro na Caixa Cultural Salvador.
Leia mais:
Lançamento do Olojá-Senhor do Mercado celebra Exu e reúne povos de santo
Fundação Jorge Amado reabre com entrada gratuita até este sábado
O show na capital baiana é o primeiro de uma turnê por diversas unidades da Caixa Cultural em outros estados. As Ganhadeiras também farão apresentações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.
Com uma trajetória artística marcada por prêmios e participações em grandes eventos nacionais e internacionais, o grupo já é um ícone da cultura afro-brasileira, e suas apresentações em espaços da CAIXA Cultural serão uma oportunidade única de ampliar o alcance desse legado.
O projeto também visa fomentar a troca cultural entre diferentes regiões do brasil, levando a potência da herança cultural de Salvador a outras capitais, em um esforço de preservação, valorização e difusão do patrimônio imaterial afro-brasileiro.
O grupo, nascido no tradicional bairro de Itapuã, em Salvador, carrega uma rica herança cultural que remonta às ganhadeiras, mulheres negras que, historicamente, trabalhavam vendendo alimentos e lavando roupas nas margens da lagoa do Abaeté.
Além disso, as Ganhadeiras de Itapuã se destacam por sua abordagem contemporânea, inovando na forma como apresentam a tradição sem perder a essência, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, tornando a cultura afro-brasileira acessível a novas gerações.
Serviço
O que: Espetáculo Ganhadeiras de Itapuã
Quando: 21 e 22 de dezembro (sábado e domingo), às 17h
Quanto: entrada gratuita, com inscrições por formulário nesse link.
Onde: Caixa Cultural Salvador (Avenida Carlos Gomes, nº 57)