24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Cultura - 30/08/2025, 06:00 - Silvânia Nascimento

Festival de Capoeira reúne praticantes de vários estados em Salvador

Iniciado nesta sexta-feira (29), evento vai seguir até este domingo (31)

Oficinas acontecem no Complexo Esportivo Armindo Biriba
Oficinas acontecem no Complexo Esportivo Armindo Biriba |  Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde.

O Largo Tereza Batista, no Pelourinho, em Salvador, foi palco, nesta sexta-feira (29), de uma das atividades do 24° Festival Salvador Vadeia de Capoeira, que segue até este domingo (31). O encontro reuniu mestre e praticantes de capoeira que residem em Salvador e em outros estados do Brasil.

Leia Também:

“Todos os anos reunimos a rapaziada para compartilhar conhecimentos, melhorar o nosso conhecimento e trazer, também, outros temas que possam ajudar o desempenho metodológico da capoeira. Por isso, teremos hoje oficinas, incluindo técnicas de primeiros socorros que podem ser aplicadas em possíveis incidentes na capoeira”, explicou André Santana, mais conhecido como mestre Biriba.

Atividades de orientação para primeiros socorros são oferecidas nas aulas
Atividades de orientação para primeiros socorros são oferecidas nas aulas | Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde.

Hoje, as atividades do festival serão realizadas em dois turnos. Pela manhã, às 8h, no Complexo Esportivo Armindo Biriba, no bairro de Itapuã, onde acontecerão seletivas dos jogos de capoeira. Já às 14h, no Palco da Lagoa do Abaeté, haverá as finais dos jogos. Às 18h, o público poderá participar de um show musical, no Palco da Lagoa do Abaeté.

"Essas atividades são abertas para o público da capoeira e para toda comunidade que deseje marcar presença e conferir de perto o espetáculo que é a capoeira", completou o mestre em entrevista ao MASSA!.

Quem não conseguir comparecer hoje, ainda terá amanhã para participar. O encerramento do festival está marcado para 9h, também no Complexo Esportivo Armindo Biriba. O último dia do evento será marcado por apresentação cultural, batizado e troca de cordas da Escola Vadiação Capoeira. Mais informações podem ser consultadas no Instagram da escola.

Grupo Vadiação Capoeira
Grupo Vadiação Capoeira | Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde.

Alunos em todos os ‘cantos’

Ainda de acordo com o mestre e líder do Grupo Vadiação Capoeira, além de Salvador, também há alunos espalhados em cidades do interior do estado como Irará e Coração de Maria. Mas, engana-se quem acha que para por aí. O grupo também está presente no exterior, como em Portugal, Espanha, Romênia e Austrália.

“Essa escola teve uma ascensão muito grande na capoeira. Criamos nichos em outras localidades e, graças a isso, temos alunos espalhados no interior e no exterior. Nessa edição do festival, temos convidados e mestres do Rio de Janeiro, Brasília e Aracaju”, disse André. O evento conta com apoio de órgãos do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador.

exclamção leia também