25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

'fds' vai ter também - 25/09/2024, 15:37 - Da Redação - Atualizado em 25/09/2024, 19:20

Espetáculo Memórias Povoadas volta para Salvador nesta sexta-feira

Peça entrará em cartaz no Teatro Gregório de Mattos

Desde sua estreia em setembro de 2022, Memórias Povoadas já passou por seis temporadas
Desde sua estreia em setembro de 2022, Memórias Povoadas já passou por seis temporadas |  Foto: Divulgação / @menesonlima

O teatro baiano vai ser palco, mais uma vez, do potente espetáculo Memórias Povoadas, que volta em cartaz para a sétima temporada no Teatro Gregório de Mattos, de 27 a 29 de setembro. Com direção de Cássia Valle e co-direção e trilha musical de Cell Dantas, a peça fala sobre o sagrado feminino negro e a visão da mulher preta como uma fortaleza que suporta tudo.

“Até onde é saudável estar sempre pronta para a luta? Essa visão prejudica a saúde mental dessas mulheres e as mantém na base da pirâmide social, afinal ‘elas aguentam’. É negado o direito à fragilidade, à desistência. Elas precisam ser o tempo inteiro fortes para aguentar o que vem da sociedade, da família, de companheiros/as e de si mesmas”, aponta Cássia.

Leia mais:
Caruru de 60 anos da Feira de São Joaquim terá atrações ao vivo
Renan e Mução agitam Salvador com show "O Babão"; saiba mais
Feijoada beneficente vai rolar no próximo domingo pra ajudar o Nacci

Desde sua estreia em setembro de 2022, Memórias Povoadas já passou por 6 temporadas, com sessões no Teatro Makota Valdina, Vila Velha, Sesi Rio Vermelho, Sesi Casa Branca e Sala do Coro do TCA. A peça foi uma celebração ao primeiro aniversário da Pé de Erê Produções e, no enredo, o sagrado passado de geração para geração também entra em cena.

“Mulheres pretas sempre utilizaram de ervas para curar, de música e dança para afastar a tristeza e “o mal”, para criar um elo entre si. Sempre sentaram em roda para trabalhar e transmitir suas histórias através da oralidade. Deusas, bruxas, Iyágbás e Iyamins sempre fizeram parte dos mitos e das mitologias afro-diaspóricas e compõem a identidade do povo brasileiro. O sagrado feminino negro é ancestral e é transmitido de mãe para filha, de avô para neta”, explica a diretora.

Inspirado no conceito de Teatro Instalação, imagens e arte cênica são bases complementares da composição artística, resultando em uma experiência interativa onde as pessoas são convidadas a construírem as suas próprias narrativas. Em Memórias Povoadas, o público experimentará a diluição das fronteiras entre começo, meio e fim do espetáculo.

exclamção leia também