A Casa do Olodum, no Pelourinho, será palco de uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, representado pela heroica figura de Zumbi dos Palmares, na próxima terça-feira (19), às 19h. O evento, realizado pelo Bloco Olodum, faz parte do projeto Salvador Capital Afro, alusivo ao mês da Consciência Negra.
Leia Mais:
Familiares de trabalhadores sumidos queimam pneus em protesto
Escala 6x1: Jerônimo defende "carga horária humanizada"
20ª Caminhada pelo Fim da Violência e da Intolerância Religiosa rola nesta sexta
A homenagem tem como objetivo destacar a importância da luta e resistência da comunidade afro-brasileira e celebrar a memória de Zumbi dos Palmares. O evento é aberto ao público.
Durante o evento, o Olodum apresentará a sinopse do tema do carnaval 2025, intitulado 'Olodùmaaré, o ser supremo - Raízes e origens'. A capa do material contará com a ilustração da tela intitulada “Obàtálá”, pintada pelo artista plástico Lumumba Afroindígena, que retrata o momento em que Olodùmarè sopra o seu Òfurufú (ar divino), dando vida aos humanos.
A Varanda Cultural integra a programação do Salvador Capital Afro, reforçando o compromisso de Salvador e do Olodum com a preservação e promoção da cultura afro-brasileira.