28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Resenha top - 07/12/2024, 07:30 - Artur Soares*

Comediante Fernando Pedrosa revoluciona palcos com stand-up inclusivo em Salvador

Artista encanta plateia com piadas para todos os públicos e promete novas surpresas com seu próximo show

Comediante Fernando Pedrosa
Comediante Fernando Pedrosa |  Foto: Divulgação

O comediante Fernando Pedrosa trouxe seu bom humor a Salvador. Na noite desta sexta-feira (6), ele apresentou seu novo show no Teatro Jorge Amado, na Pituba. Em 'Xaveca a Plateia e Bebe Vinho', o humorista traz histórias pessoais e interage com a plateia de maneira divertida. Com piadas voltadas para o público LGBTQIAPN+, Fernando se destaca com um stand-up que pode ser curtido por todos os públicos.

Leia também:
Henrique Fogaça dá dicas ao MASSA! de rango bom e barato

Percebendo que o cenário da comédia era composto por muito preconceito, o comediante viu a necessidade de investir em um humor mais inclusivo. “Como membro da comunidade LGBTQIAPN+ e com experiência como roteirista de comédia, percebi que muitos shows traziam piadas preconceituosas que excluíam parte do público”, confirmou em entrevista exclusiva ao MASSA!.

Resenha com o público

Um dos grandes diferenciais de seu show é a maneira como Fernando interage com a plateia. Para o paulista, é como se o público fosse composto apenas por amigos de longa data.

“Mais do que contar piadas, eu crio um espaço onde as pessoas se sentem à vontade para compartilhar histórias e vivências. É como estar entre amigos, rindo e relaxando, sem medo de julgamentos ou de enfrentar piadas ofensivas”, explicou.

Por conta desse foco na interação com a galera, é claro que não iria faltar histórias pitorescas. Porém, dentre vários relatos que ouviu, existe um que foi mais marcante para Fernando.

“A história mais inusitada que já ouvi foi sobre um casal em um relacionamento aberto em que um dos dois também tinha um outro namorado. Para decidir em qual casa ele iria dormir, usavam um sorteador online”, relembrou.

Importância da comédia

Nascido em São Paulo, Pedrosa começou sua carreira profissional como redator publicitário. Percebendo que não se identificava com a área, ele decidiu se tornar roteirista de comediantes

Após ser demitido do seu último emprego, o humorista começou a investir em conteúdos para as redes sociais. “Foi onde percebi uma carência de humor mais inclusivo. Esse espaço para criar algo novo e significativo foi o que realmente me motivou a seguir nesse caminho”, acrescentou.

Para ele, a comédia é uma ferramenta poderosa de ativismo. Fazer um show mais inclusivo incentiva o público a se tornar mais consciente sobre algumas causas sociais.

“Quando os comediantes abordam causas sociais, o humor se torna uma forma de despertar a reflexão de maneira leve e descontraída, sem a pressão de um discurso formal ou pesado”, pontuou.

Embora ainda tenha muito o que melhorar, Fernando aponta que o cenário de stand-up no Brasil vem se tornando cada vez mais acolhedor para pessoas LGBTQIAPN+. “Estamos vendo uma nova geração de humoristas entrando em cena, trazendo perspectivas mais diversas e abordagens que respeitam diferentes públicos”, afirmou.

Um show para todos os públicos

Apesar de ter um texto voltado para a comunidade LGBTQIAPN+, as piadas de Fernando podem ser curtidas por todos os públicos.

Quem é hetero também dá boas risadas quando o humorista sobe no palco. “O público hétero também se diverte bastante, e é incrível ver como todos se conectam através do humor. Muitas pessoas até me param para dizer que não gostavam de stand-up antes, mas que começaram a frequentar por causa do meu trabalho”, pontuou.

Para o comediante, é gratificante ver que seu trabalho consegue alcançar públicos de diferentes realidades. “É muito especial ver essa troca acontecendo e perceber como o espetáculo atrai uma diversidade de público”, revelou.

The Gayme Show

Depois de xavecar todo mundo, Fernando já tem o próximo stand-up engatilhado. 'The Gayme Show' homenageia o formato de programa de auditório dos anos 90, com direito a figurinos especiais e quadros clássicos.

O humorista assume que esse novo formato está sendo um baita desafio em sua carreira. “O maior desafio desse novo show é que a cada apresentação fazemos algo completamente diferente.

Quadros inéditos, perguntas novas, convidados únicos. Tudo é renovado a cada vez”, contou.

Esse novo projeto não se resume a apenas nostalgia, como também carrega importantes temas sociais. “O objetivo não é apenas reviver o passado, mas fazer uma releitura que se conecte com os temas que considero essenciais no contexto atual, como a diversidade, a inclusão e a acessibilidade”, contou.

Por fim, o comediante explica que seu objetivo é o de criar “um espaço onde a plateia e os artistas possam interagir de maneira mais próxima, criando um intercâmbio constante e significativo, enriquecendo a experiência para todos”.

exclamção leia também