27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

ABRAÇOU A GALERA - 30/12/2024, 08:35 - Larissa Falcão

Centro de Catadores oferece ‘Bolsa Catador’ no Virada Salvador 2025

Espaço é iniciativa da Prefeitura de Salvador, juntamente com a Limpurb

Prefeitura de Salvador, juntamente com a Limpurb, montou o Centro de Catadores
Prefeitura de Salvador, juntamente com a Limpurb, montou o Centro de Catadores |  Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE

Com o objetivo de oferecer um trabalho melhor remunerado para catadores de recicláveis, a Prefeitura de Salvador, juntamente com a Limpurb, montou o Centro de Catadores, que está localizado na Arena O Canto da Cidade, durante o Festival Virada Salvador 2025.


Leia mais:

'Segundou' do Virada Salvador reúne atrações para todos os gostos
Pode vir, gringo! Polícia Civil tem atendimento bilíngue no Virada Salvador
Para 'fritar' e relaxar, palcos alternativos atraem público no Virada Salvador

A ideia surge com o objetivo de oferecer um valor justo para o material recolhido pelos catadores, para que esse mesmo material, não seja vendido com um preço abaixo do mercado.

Chefe de Assessoria da Limpurb, Thiago Figueiredo, falou sobre a iniciativa. “A Prefeitura de Salvador monta essa estrutura, que serve como equipamento de apoio ao catador. O objetivo aqui é que a gente, além de fornecer esse apoio para o catador, realize a compra do reciclável com um preço justo. Ao invés dele ficar a mercê de um terceiro que realize a compra desse reciclável, com um preço abaixo do mercado, aqui ele vai receber um preço justo”, explicou.

Chefe de Assessoria da Limpurb, Thiago Figueiredo, falou sobre a iniciativa
Chefe de Assessoria da Limpurb, Thiago Figueiredo, falou sobre a iniciativa | Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE


Além do valor recebido em troca, o Centro de Catadores ainda oferece o ‘Bolsa Catador’, que paga um valor de R$ 50, a cada 10 quilos de material entregue pelo trabalhador. “Além do preço da venda do material, o catador ganha mais R$ 50, que serve justamente para poder incentivar a coleta, e ter um valor a mais para poder fazer uma refeição, ter um vale transporte, ajudar nessa demanda do final de ano”.

De acordo com Thiago, até o momento, aproximadamente 5 toneladas foram coletadas, no entanto, o objetivo é bater a meta do último ano. “A nossa expectativa pelo menos até o final da festa é que possamos bater a meta de 16 toneladas do ano passado, juntamente com os resíduos coletados no camarote, então esperamos chegar a cerca de 20 toneladas”, definiu.

exclamção leia também