28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

é 0800 - 07/01/2026, 08:00 - Da Redação

Bloco Alvorada celebra 51 anos com evento gratuito no Gravatá

Evento anuncia homenagem ao legado de Nengua Guanguacese, do Terreiro Bate Folha

Bloco Alvorada na avenida
Bloco Alvorada na avenida |  Foto: Nilson Teles/GOVBA

No dia 11 de janeiro, a partir das 13h, a sede do Bloco Alvorada, localizada na Ladeira da Independência, no Gravatá, será o cenário do evento “Diversidade Cultural do Samba”. A celebração, que tem entrada gratuita, marca os 51 anos de fundação da agremiação, reconhecida como o primeiro bloco de samba do Carnaval de Salvador.

A programação musical contará com a Roda de Samba do Alvorada, composta por Romilson, Valdélio França e Arnaldo Rafael, além de apresentações de convidados como Pagode do Thiago, Morango e Rogério Bambeia. O objetivo do encontro é exaltar a produção autoral e a identidade do samba feito na Bahia, valorizando os artistas locais.

Leia Também:

O evento também serve como prévia para o Carnaval 2026, cujo enredo será “Nengua Guanguacese: 100 anos de mar, folha e fé”. O tema presta homenagem à sacerdotisa Olga Conceição Cruz, do Terreiro Bate Folha, em reconhecimento ao seu legado cultural e espiritual de mais de sete décadas. Para o desfile oficial, o bloco já confirmou participações especiais de nomes como Marquinho Sensação, Renato da Rocinha e Roberto Mendes.

Fundado em 1975 por estudantes do Colégio Severino Vieira, o Bloco Alvorada é historicamente responsável por abrir a sexta-feira de folia na capital baiana. Além da atuação carnavalesca, a instituição mantém atividades sociais e religiosas ao longo do ano, como a Feira de Empreendedores Negros e rituais que reforçam sua ligação com as matrizes africanas.

exclamção leia também