
Entre os dias 12 e 30 de setembro, a Biblioteca Central da Bahia, nos Barris, em Salvador, recebe a mostra de 50 anos do Bloco Alvorada, primeiro bloco de samba do Carnaval da capital baiana. Com entrada gratuita, a exposição reúne fotografias, fantasias e vídeos que remontam a trajetória do grupo, responsável por inaugurar a folia na sexta-feira, quando os desfiles das agremiações só começavam no sábado.
A abertura acontece na sexta-feira (12), às 19h, com a exibição do minidocumentário “Jubileu de Ouro do Samba”, produzido pela Umbu Comunicação & Cultura. O filme lançado em abril deste ano promove o resgate da trajetória do primeiro bloco de samba da folia baiana e ressalta sua importância na preservação do gênero e seus desdobramentos relacionados com a cultural afro no contexto do Carnaval de Salvador. O projeto é uma realização do Instituto Cultural Alvorada Bahia, com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).
Leia Também:
Além de imagens históricas ao longo das cinco décadas de atuação da agremiação na valorização do samba e de assuntos de relevância para a população negra, o filme conta com depoimentos de personagens, incluindo artistas, pesquisadores e associados que ratificam a relevância do bloco na construção de um legado para a cultura baiana.
O presidente do Alvorada, Vadinho França, destaca a trajetória da agremiação.“Chegar aos 50 anos é motivo de muito orgulho. O Alvorada não é apenas um bloco, mas um movimento de resistência cultural que abriu caminho para que o samba tivesse o lugar de destaque que merece no Carnaval de Salvador. Essa exposição é uma oportunidade de rever nossa história e celebrar junto com o povo baiano essa trajetória de luta, alegria e tradição”, declarou.