Nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vitória terá tarefas complicadas. Contra adversários de peso, como Criciúma, Botafogo, Fortaleza, Grêmio e Flamengo, o Leão da Barra precisa se superar para conquistar a permanência na elite da competição.
Leia mais:
Santuário do Leão: Vitória comemora 38 anos de inauguração do Barradão
Everson no Bahia? Goleiro do Atlético-MG pode pintar no Esquadrão
Peixão está de volta à Série A, de onde nunca deveria ter saído
Turno assustador
No primeiro turno, o Rubro-Negro baiano enfrentou esses mesmos times e obteve apenas uma vitória, contra o Tigre, por 2 a 1. Já contra os outros quatro, a equipe baiana sofreu fortes 'pancadas': 1 a 0 contra o Glorioso, 3 a 1 contra o Leão do Pici, 2 a 0 contra o Imortal Tricolor e 2 a 1 diante do Fla.
Caso o time repita o desempenho, o futuro do clube na Série A ficará ainda mais ameaçado.
Fantasma do rebaixamento
Com esse aproveitamento, o Vitória somaria apenas 39 pontos, número que praticamente garante a queda ao rubro-negro. Segundo cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), qualquer time que alcançar 38 pontos ou menos no Brasileirão estará rebaixado.
A média histórica aponta que, para evitar a queda, um time precisa atingir cerca de 45 pontos. No entanto, este ano, a margem pode ser um pouco mais baixa, e os matemáticos apontam que 41 a 42 pontos podem ser suficientes para garantir a sobrevivência.
Para não depender da sorte, o Leão da Barra precisa urgentemente melhorar seu desempenho nas próximas rodadas e conquistar pontos fora de casa.
*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes