28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Casa rubro-negra - 11/11/2024, 17:43 - Da Redação

Santuário do Leão: Vitória comemora 38 anos de inauguração do Barradão

Clube publicou diversas homenagens nas redes sociais

Estádio está localizado no bairro Canabrava
Estádio está localizado no bairro Canabrava |  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Inaugurado em 11 de novembro de 1986, o Estádio Manoel Barradas, mais conhecido como Barradão, completa 38 anos de existência nesta segunda-feira (11). Em comemoração, o Vitória publicou em suas redes sociais uma série de homenagens à Toca do Leão (confira abaixo).

Leia mais:
Dupla Ba-Vi tem chance de ir para a Libertadores? Veja probabilidades
Confira quantos pontos o Vitória precisa para continuar na primeira divisão
Vitória terá desfalque no ataque para 'decisão' contra o Criciúma

Construído sobre um terreno concedido pelo então prefeito de Salvador, Clériston Andrade, a obra do "Santuário" contou com apoio financeiro do Governo do Estado, na gestão de João Durval Carneiro. O sogro dele, Manoel Barradas, ex-presidente do clube e conselheiro, deu nome ao empreendimento.

A partida inaugural foi um empate em 1 a 1 contra o Santos. Dino, do Peixe, marcou o primeiro gol no estádio e Heyder empatou para o time rubro-negro de pênalti.

O Barradão foi um divisor de águas na história do Vitória, que cresceu após a inauguração nos anos 90. Hoje em dia, a edificação faz parte do Complexo Esportivo Benedito Dourado da Luz, que também abriga os seis campos do CT Manoel Pontes Tanajura e duas concentrações de jogadores.

Retrospecto em 2024

A Toca do Leão foi palco de alegrias e tristezas do time rubro-negro em 2024. No início da temporada, o Leão conquistou o Baianão após a virada por 3 a 2 nos minutos finais sobre o Bahia no Barradão. A vantagem foi administrada depois na Arena Fonte Nova e confirmou a conquista do título estadual após sete anos de jejum. Por outro lado, o estádio viu o clube ser eliminado da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil nesta temporada.

Em 2024, os maiores públicos do Barradão foram registrados no primeiro clássico contra o Bahia no Campeonato Baiano, em 18 de fevereiro, e na 33ª rodada do Brasileirão, contra o Corinthians, no último sábado (9). Nas duas ocasiões, 30.793 pessoas estiveram presentes no estádio rubro-negro. A maior renda foi contra o Flamengo, na 19ª rodada da Série A, em 24 de julho: R$ 1.148.855,00.

Confira a homenagem:

exclamção leia também