Após conseguir uma incrível virada no Barradão, o Vitória saiu na frente do Bahia na grande decisão do Campeonato Baiano de 2024. A vantagem, apesar de mínima, é importante para o Leão da Barra, que promete dificultar muito para o Tricolor buscar uma diferença de dois gols.
Para não perder o título no tempo regulamentar, o Bahia precisa derrotar o Vitória por um gol de diferença para forçar uma disputa de pênaltis. Se vencer por dois ou mais, se sagra campeão após os 90 minutos. No entanto, o Rubro-Negro perdeu apenas uma partida na temporada por dois ou mais tentos.
A única derrota do Vitória por dois gols de diferença ocorreu no dia 14 de fevereiro, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, quando foi superado por 2 a 0 pela Juazeirense no Adauto Moraes. Na ocasião, o técnico Léo Condé optou por utilizar muitos reservas.
Mas e o Bahia?
O Bahia apresentou bons números no sistema ofensivo durante a temporada, tendo já marcado 44 gols em 20 jogos com o time principal. No entanto, todas as partidas em que houve vantagem de dois ou mais gols aconteceram contra adversários da Série D, ou sem divisão nacional. Veja todas:
Bahia 4x1 Jequié - Semifinal do Campeonato Baiano
Bahia 2x0 Jacuipense - Campeonato Baiano
Moto Club 0x4 Bahia - Copa do Brasil
Bahia 3x0 América - Copa do Nordeste
Bahia 5x0 Itabuna - Campeonato Baiano
Bahia 2x0 Barcelona - Campeonato Baiano
Bahia de Feira 0x2 Bahia - Campeonato Baiano
Bahia 5x0 Jacobina - Campeonato Baiano
Agora, o Tricolor terá um difícil desafio para se sagrar campeão baiano, diante dos bons números do sistema defensivo do Vitória. O clássico Ba-Vi de volta das finais do Baianão será neste domingo (6), às 16h, na Arena Fonte Nova.