Um dos clássicos mais disputados e históricos do Brasil, o Ba-Vi, enfim, retornou para o lugar de onde nunca deveria ter saído, a elite do futebol nacional. Com o acesso conquistado pelo Vitória e a permanência garantida pelo Bahia, a Série A do ano que vem será palco dos jogaços que as equipes baianas irão protagonizar, o que não acontece desde 2018.
Entrando no túnel do tempo, o último clássico jogado entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro aconteceu no dia 11 de novembro de 2018. Na ocasião, os dois times fizeram duelo equilibrado e empataram em 2 a 2, no Barradão. Léo Ceará brocou dois para o Leão, enquanto Nilton e Eric Ramires igualaram para o Esquadrão.
Ainda naquele ano, os times comandados por Enderson Moreira e Vagner Mancini protagonizaram outro embate, desta vez ainda no primeiro turno, onde o Tricolor de Aço 'fez a festa' e goleou o Rubro-Negro, na Arena Fonte Nova pelo placar de 4 a 1. Zé Rafael, Vinícius, Tiago e Gilberto marcaram para o Bahia, enquanto Lucas diminuiu para os visitantes.
Leia mais
Bidou! Prorrogação de contrato de Léo Condé é registrada na CBF
Vixe! Vidente 'se enrola' nas previsões sobre o Bahia na Série A; veja
Presida da CBF, Ednaldo Rodrigues fica de escanteio e 'perde' cargo
Aquele ano protagonizou a queda do Vitória, que ficou em 19º lugar, com 37 pontos. Cinco anos depois, o Rubro-Negro baiano conquistou o acesso e retorna para a Série A com grande estilo, já que também foi campeão da Série B.
Já o Bahia estava 'de boa' na tabela naquele Brasileirão, terminando no 11º lugar, com 48 pontos e garantindo uma vaga na Sul-Americana. Este ano, após muito balançar, o Esquadrão conseguiu permanecer na elite na última rodada, goleando o Atlético-MG por 4 a 1, e sendo favorecido por uma combinação de resultados.
Ao todo, durante este meio tempo em divisões opostas, as equipes baianas se enfrentaram pelos Campeonatos Baianos e nas Copas do Nordeste por nove vezes.