O Brasil sofreu duas baixas importantes em seu time titular. O craque Neymar e o lateral-direito Danilo estão fora da primeira fase da Copa do Mundo e um possível retorno só deve acontecer caso a Seleção Brasileira avance para a próxima fase. Os médicos não deram previsão de quando eles voltarão. As perdas são significativas, mas em um torneio curto como o Mundial, não há muito tempo para se lamentar.
Apesar do baque, Tite está otimista que a grande estrela do time se recupere a tempo e disputar o torneio. “Pode ter certeza que o Neymar vai jogar a Copa, tenho certeza absoluta disso. Ele vai jogar a Copa”, garantiu.
Pode ter certeza que o Neymar vai jogar a Copa, tenho certeza absoluta disso.
Tite, técnico da Seleção Brasileira
Enquanto não tem Neymar à disposição, o treinador terá que encontrar alternativas entre os convocados. A partir de deste sábado (26), o técnico já deve começar a testar os possíveis substitutos. E opções não faltam: Rodrygo, Everton Ribeiro, Fred e Bruno Guimarães aparecem como os prováveis substitutos do camisa 10 da Seleção.
O atacante do Real Madrid já foi apontado pelo comandante como um provável substituto de Neymar. Com ele, a característica da equipe seria mantida, e o treinador não precisaria mudar o esquema. Apesar de não ter entrado em campo na estreia contra a Sérvia, Everton Ribeiro já foi titular em jogos nas Eliminatórias da América do Sul.
Leia mais:
Neymar Pai desabafa sobre entrada de sérvio: “Tudo poderia terminar”
Fora de combate: Neymar não joga mais a fase de grupos da Copa
Por isso, o meio-campista do Flamengo pode ser um fator surpresa na escalação e mudar a característica do time. Se optar por Fred ou Bruno Guimarães, Tite terá que mexer na estrutura. Além da entrada de um dos dois volantes, Lucas Paquetá mudaria de função e jogaria mais próximo de Richarlison. Diferente do jogo da estreia, quando o ex-Flamengo atuou de volante ao lado de Casemiro.
Fred também é um bom aspirante para a vaga. O volante foi titular durante a maioria dos jogos na campanha da seleção nas Eliminatórias, e tem ao seu favor o entrosamento com Casemiro, que também é seu parceiro de clube no Manchester United. Já Bruno Guimarães jogou poucas vezes como titular e só passou a ser convocado com frequência após as Olimpíadas.
Quem vai no lugar de Danilo?
Já na lateral direita, apenas dois jogadores brigam pela vaga. Daniel Alves, que teve a sua convocação bastante questionada, mas é um dos homens de confiança da comissão técnica, desponta como o provável substituto de Danilo. Por outro lado, o camisa 13 não disputa uma partida oficial desde setembro e isso pode ser um fator prejudicial para sua escalação entre os titulares.
Outra opção para a linha defensiva é o zagueiro Eder Militão, que já atuou como lateral na época em que defendia o Porto. Porém, atualmente no Real Madrid, o defensor vem jogando no miolo de zaga e não joga na lateral há muito tempo. Recentemente, em um amistoso do Brasil, Tite chegou a testar essa possibilidade.
Além de Danilo e Neymar, outros três atletas não treinaram na sexta-feira (25). Alisson e Lucas Paquetá ficaram no hotel realizando um trabalho de recuperação muscular, procedimento normal em pós-jogo. Já Anthony teve um mal-estar e por precaução também foi poupado. Segundo a CBF, o trio deve treinar normalmente neste sábado.
Até o próximo duelo contra a Suíça, na segunda-feira (28), a dúvida ficará no ar, e assim como foi na primeira rodada, a comissão técnica deverá optar pelo mistério e só divulgará os substitutos oficialmente minutos antes da partida.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos