Além de ter brocado dois gols e comandado a goleada do Brasil por 4 a 1 diante do Paraguai, Vinicius Junior fez um verdadeiro Arraiá na defesa adversária e distribuiu dribles desconcertantes. Os lances de efeito dele chegaram a irritar os jogadores paraguaios, levando até o técnico Daniel Garnero largar umas farpinhas.
"Ele tem um jeito de jogar que obviamente não é muito confortável para os rivais aceitarem, mas é para isso que serve o árbitro. O árbitro tem que impor estes limites. Ele joga como acha que deve jogar", responsabilizou o treinador, que é argentino, mas comanda o Paraguai.
Um dos jogadores mais incomodados com as fintas de Vini foi o volante Villasanti, que atua no Grêmio. O atacante do Real Madrid se envolveu em alguns 'bolinhos' e chegou a receber cartão amarelo por reclamação. Ele foi alvo de faltas embaçadas e chegadas duras.
Apesar de toda a confusão, Vini Jr. foi escolhido pela Conmebol como o melhor jogador da partida e saiu felizão com a grande atuação que teve, provavelmente a sua melhor pela Amarelinha.