O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu seu parecer em decisões sobre polêmicas envolvendo o futebol brasileiro. Alvo de críticas, as alterações na datas dos jogos de volta das seminais da Copa do Brasil foram mantidas, assim como a partida entre Fluminense e São Paulo, pela 25ª rodada da Série A, não será anulada.
Leia mais:
Cássio deve ser titular contra o Bahia mesmo após lesão
Após suspensão de Paquetá, Dorival anuncia substituto na Seleção
Liderando o Baianão, equipe de remo do Vitória parte pro Brasileirão
Corinthians e Vasco da Gama haviam se posicionado contra o adiamento das partidas, que sofreram uma inversão da tabela com o Campeonato Brasileiro promovida pela CBF. A mudança foi solicitada pelo Atlético-MG, adversário do Cruzmaltino, e pelo Flamengo, que enfrenta o Timão, e aceita antes dos duelos de ida. O Galo venceu na Arena MRV por 2 a 1, e o Rubro-Negro saiu do Maracanã com vitória por 1 a 0.
Flamengo e Atlético fizeram o pedido devido a proximidade com os jogos da Data Fifa, o que faria com jogadores convocados para atuar em suas respectivas seleções pudessem ser desfalques ou terem que retornar com pouca antecedência para os confrontos. O Corinthians, por outro lado, reclama de ter que passar pela mesma situação no Campeonato Brasileiro, competição que é prioridade para o Timão devido a briga contra o rebaixamento. Já o Vasco afirma ter passado por um "dispêndio financeiro e logístico" para trazer atletas convocados para a fase de quartas de final, quando não houve mudança nas datas.
Polêmica de arbitragem não convence o STJD
O STJD rejeitou pedido do São Paulo para anular a partida contra o Fluminense, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terminou com vitória do time carioca por 2 a 0. O clube paulista alegou "erro de direito" na atuação do árbitro Paulo Cesar Zanovelli no lance que originou o primeiro gol do Fluminense. No julgamento, o tribunal decidiu por 9 votos a 0 contra a solicitação de impugnação.
O São Paulo entrou com o pedido fora do prazo estipulado pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (48 horas após a divulgação da súmula), mas o Tribunal ainda decidiu analisar o caso. Durante a sessão, as defesas do São Paulo, Fluminense e dos árbitros envolvidos se pronunciaram, mas a partida não foi anulada.
A polêmica aconteceu devido a uma confusão envolvendo uma cobrança de falta a favor do Flu, em que teria sido aplicada a lei da vantagem no lance, mas o zagueiro Thiago Silva ajeitou a bola com a mão para a cobrança parada de tiro livre. O VAR chegou a analisar a jogada, mas não recomendou revisão e o gol de Kauã Elias foi validado.