Apesar da goleada histórica sofrida contra o CRB, o Vitória não perdeu a liderança da Série B do Brasileirão e muito menos seu lugar no G-4. O Leão, inclusive, não é de se abalar com resultados acachapantes quando briga pelo acesso.
Já é a quinta vez que o Vitória sofre uma derrota dura quando briga em divisões de acesso. O que pode tranquilizar a torcida é que isso nunca atrapalhou os planos do Rubro-Negro, que conseguiu subir nas outras quatro oportunidades: duas vezes na Série C e outras duas na Série B.
Série C 2006
Começou em 2006, quando o Vitória brigava pela taça da Terceirona com o Criciúma. Os catarinenses foram algozes de um atropelo com o mesmo placar da partida deste domingo (10), 6 a 0.
O revés impediu o título, mas não o acesso à Segundona, que já tinha sido garantido anteriormente contra o Ferroviário.
Série B 2007
No ano seguinte, já pela Série B, o Vitória sofreu um novo 6 a 0. À época, o adversário foi o Brasiliense, ainda na 14ª rodada. Ou seja, o Leão estava longe de ter o acesso encaminhado e chegou a deixar o G4 nesta jornada.
Ao fim do campeonato, ficou na quarta colocação com 59 pontos e conseguiu retornar à elite, enquanto o Jacaré ficou em 9º e permaneceu.
Série B 2012
A Segunda Divisão de 2012 ficou conhecida pela alta pontuação dos times postulantes ao acesso. Um deles foi o Vitória, que anotou 71 pontos e terminou em 4º.
Entretanto, após fazer o melhor turno da história da competição, o Leão teve problemas no returno e sofreu derrotas inesperadas, como o 3 a 0 para o Bragantino na 34ª rodada, já na retal final. O clube paulista brigou apenas contra o rebaixamento e terminou na 14ª posição.
Série C 2022
A histórica campanha do Vitória na Série C do ano passado foi marcada por uma grande invencibilidade sob comando do técnico João Burse. Após nove jogos sem perder e uma arrancada à segunda fase, o time baiano foi derrotado para o Figueirense por 5 a 1.
Apesar do resultado dilatado em momento decisivo, a equipe não se abalou e garantiu a classificação à Segundona ao final do campeonato. O Figueirense não teve a mesma sorte, seguindo na Terceira Divisão.