
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) solicitou, nesta quinta-feira (24), a mudança das datas das finais da Copa do Brasil 2024, em decorrência dos jogos entre Atlético Mineiro e Flamengo estarem marcados para ocorrer em 3 e 10 de novembro, dias que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Leia Mais:
Acelino Popó diz ter se inspirado em Maguila: "Eu olhava ele lutar"
Bahia vence o Retrô e avança para as quartas da Copa do Brasil Sub-20
CBF define mando de campo da final da Copa do Brasil entre Fla e Galo
De acordo com o texto publicado, a coincidência de datas pode acarretar dificuldades logísticas, em especial nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde ocorrerão as partidas.
"Reconhecemos a relevância tanto do Enem, quanto da final entre Flamengo e Atlético-MG, um dos maiores momentos do calendário esportivo nacional. No entanto, essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas", declarou o Consed.
O órgão pontua que a realização dos eventos na mesma data também pode acarretar na dificuldade do acesso dos estudantes nos locais de prova e prejudicar o desempenho dos vestibulandos.
"Como os portões dos locais de aplicação do Enem serão abertos às 12h, com término das provas previsto para 19h e 18h30, nos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente, o Consed solicita que sejam avaliadas alternativas para evitar prejuízos, como a revisão das datas ou dos horários dos jogos, garantindo assim o pleno exercício do direito ao acesso à educação e ao lazer", afirmou.
Por fim, a associação pontuou que "confia que as autoridades envolvidas consideraram medidas que garantam o equilíbrio entre esses dois eventos de grande relevância nacional", finalizou.
