
O novo técnico do Vitória, Jair Ventura, largou a missão de subir com o Avaí para Série A, a fim de evitar que o Leão da Barra caia para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com grande experiência em evitar rebaixamentos, o Portal MASSA! preparou uma lista com os trabalhos do treinador na missão de fugir do Z-4 da elite nacional.
Leia Também:
Quem conheceu o trabalho do filho do craque Jairzinho logo no início da carreira até chegou a se empolgar, achando que se tornaria um técnico de grandes títulos, mas, até então, apenas um Campeonato Goiano foi conquistado. A missão dele se tornou mesmo evitar o choro de rebaixado.
Trajetória do professor
Apesar de ter vivido alguns anos como auxiliar, Ventura passou a ser o comandante principal somente em 2016, quando substituiu Ricardo Gomes, que largou o Botafogo pelo São Paulo. De candidato ao rebaixamento, a equipe chegou à Copa Libertadores. Sob a tutela do recente técnico à época, foram 11 vitórias em 15 jogos, tornando-se treinador revelação do Brasileirão. Jair largou a Estrela Solitário em dezembro de 2017 em rumo ao Santos.
Santos e Corinthians
Depois de início promissor, o o treinador não conseguiu manter o mesmo ritmo, e, com alguns tropeços, foi demitido do Santos em julho de 2018.
A nova missão foi assumida no mesmo ano, em setembro, quando se manteve no mesmo estado e partiu para Itaquera, para comandar o Corinthians. No Timão, começou até bem, mas depois dos primeiros sete jogos foi só ladeira abaixo. Na últimas treze partidas, foram duas vitórias apenas e a perda da final da Copa do Brasil para o Cruzeiro.
Sport
Daí então, passou a treinar clubes sem tanta expectativa por títulos. Chegou no Sport em agosto de 2020, começou com tudo e oscilou durante a temporada, mas no fim das contas evitou o rebaixamento da equipe pernambucana. Foi demitido ainda na primeira parte de 2021.
Chapecoense e Juventude
Logo depois, o rumo foi o Sul do país, assumindo a Chapecoense, onde não foi bem. Perdeu o Catarinense e emplacou uma marca negativa de 14 jogos sem vencer, caindo fora de Santa Catarina. Descendo mais um pouco na região, chegou para evitar o rebaixamento do Juventude na Série A e conseguiu, ao vencer o Corinthians na última rodada do Brasileirão com um gol de pênalti aos 38 minutos do segundo tempo.
Goiás
A saga em pegar clubes com baixo orçamento continuou e o próxima da vez foi o Goiás, em abril de 2022. No Esmeraldino fez uma competição tranquila e terminou em 13º lugar, levando o Esmeraldino à Sul-Americana. No entanto, preferiu não renovar e ficou livre no mercado.
Atlético Goianiense
Depois de dois bons trabalhos, o desafio foi o Atlético Goianiense durante a Série B de 2023. Na última rodada, conseguiu o acesso.
Em abril de 2024, o Dragão alcançou a marca de 15 vitórias consecutivas, tornando-se assim a maior sequência de vitórias da história do futebol goiano. Conquistou o único título da carreira, ao ser campeão goiano no mesmo ano, mas caiu de rendimento durante a Série A e foi demitido em 21 de junho.
Retorno ao Juventude e Goiás
Antes do Avaí, os últimos dois trabalhos tinham sido retornos: Juventude e Goiás, respectivamente. Na equipe gaúcho chegou em julho de 2024, mas foi demitido já em outubro. Já no time goiano, ficou à beira do gramado em 18 jogos com um aproveitamento de 51%. Foi contratado no início da temporada e mandado embora em março.
Atual momento
Jair Ventura, antes de pedir demissão e fechar com o Vitória, treinava o Avaí, na Série B. Na competição nacional, o profissional de 46 anos começou voando e depois teve uma quebra no ritmo. Em dado momento, ficou a dois pontos do G-4, mas despencou e deixou o time catarinense na 11ª posição a seis pontos da zona de acesso.