O criticado calendário do futebol brasileiro masculino foi alterado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), visando a temporada de 2025. Desta forma, a principal competição do país, o Campeonato Brasileiro, será disputada ao longo de dez meses, começando em 29 de março e terminando em 21 de dezembro.
Veja também:
CBF faz alteração na partida entre Bahia e Palmeiras; confira
Conmebol rejeita pedido da CBF e G-6 do Brasileirão será mantido
As modificações foram anunciadas pela entidade na tarde desta terça-feira (12). Para evitar choque de datas com o Mundial de Clubes da FIFA, previsto para 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado nesse período.
Os estaduais também foram antecipados, com início em 12 de janeiro e término em 26 de março. Outra mudança significativa será a realização das semifinais da Copa do Brasil nos finais de semana, assim como as finais, facilitando a participação do público e a promoção do torneio.
As datas das competições nacionais em 2025 incluem a Supercopa do Brasil, em 2 de fevereiro; a Copa do Brasil, de 19 de fevereiro a 9 de novembro; e as séries A, B, C e D, entre março e dezembro. O calendário também especifica o recesso de fim de temporada e o período de pré-temporada, além de prever uma pausa de 15 dias no meio do ano para os times da Série A.
As competições sul-americanas, como a Libertadores e a Sul-Americana, terão início em fevereiro e março, respectivamente, enquanto o Mundial de Clubes da FIFA acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho. O planejamento mantém os formatos competitivos e respeita as Datas FIFA e o recesso após a temporada de 2024.