
A Copa do Nordeste terá mudanças significativas para a edição de 2026. A competição regional, que neste ano terminou bem depois do esperado, será reduzida de 28 para 20 participantes na próxima temporada.
Leia Também:
A fase preliminar do Nordestão será excluída, restando apenas a etapa de grupos e o mata-mata. Na primeira fase, o torneio contará com quatro chaves de cinco times cada, onde haverá uma mudança no formato de disputa: os clubes de um grupo enfrentarão os do outro, totalizando cinco rodadas.
Os dois melhores colocados de cada chave avançarão para o mata-mata, que seguirá no formato de quartas de final, semifinal e final, todas em jogos de ida e volta.
A reformulação, segundo informações, foi um pedido das próprias federações estaduais e contou com a participação dos presidentes das entidades de Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A definição dos classificados para o Nordestão será feita através do Ranking Nacional de Clubes, da CBF.
Com o novo modelo, a Bahia terá o maior número de representantes, com três, assim como o Ceará. Já Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Piauí terão direito a duas vagas cada.