27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Emoção garantida! - 09/07/2023, 07:39 - Junior Almeida

Rodada derradeira do Baianão Série B traz 5 times na briga pelo acesso

Competição fica acirrada na reta final e com diferentes histórias

Em seu 2º ano seguido fora da elite, Flu de Feira tenta o retorno
Em seu 2º ano seguido fora da elite, Flu de Feira tenta o retorno |  Foto: Rafael Falcão / Flu de Feira

Uma rodada e cinco sonhos em jogo. É assim que está o panorama da Série B do Campeonato Baiano. Nas últimas partidas da fase de grupos, restam três vagas para as semifinais, em uma disputa que conta com cinco clubes com chances matemáticas de classificação.

Hoje, com diferentes histórias, mas um mesmo objetivo, Jacobina, Grapiúna, Vitória da Conquista, Fluminense de Feira e Unirb brigam por suas respectivas vagas no G-4 do torneio estadual.

Leia mais:

Após início perturbador, Bahia empata com o Cuiabá fora de casa

Duelos de peso marcam as quartas de final da Copa 2 de Julho; confira

Apenas o Jequié, líder da competição, já está garantido entre os quatro melhores. Mesmo assim, sua partida da última rodada deve dar o que falar, uma vez que o Conquista será o seu rival.

Além desse confronto, se enfrentarão Fluminense e Jacobina, Unirb e Leônico, Juazeiro e Grapiúna. Sem chances de classificação, Colo-colo e Leonico medem forças apenas para cumprir tabela.

Em clima de verdadeira final, a combinação de resultados pode proporcionar o primeiro passo para que histórias inéditas sejam contadas na primeira divisão do Baianão no ano que vem.

Chegou a hora?

Dentre os concorrentes, tem um que chama atenção. Diferentemente dos demais, o Grapiúna nunca disputou a Primeira Divisão do Baiano. O clube chegou a jogar com outro nome, Itabuna Atlético Clube, em 1997, mas nunca no formato atual do time.

A equipe de Itabuna atualmente ocupa a terceira posição na tabela e registra o segundo maior aproveitamento do torneio, com 58.33%, empatado com o Jacobina. A campanha dos comandados de José Carlos Amaral, de 66 anos, pode ser considerada um tanto quanto fora da curva.

Apesar do bom rendimento, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, o time apresenta o terceiro pior ataque da série B, tendo marcado apenas seis gols. Números que só não são piores do que os de Leônico e Colo-Colo, que ocupam a lanterna e a vice-lanterna, respectivamente.

A defesa, por outro lado, é um ponto de força de um elenco que busca entrar para a história. Com apenas quatro gols sofridos, tem o segundo melhor sistema defensivo, atrás apenas do Jequié, líder isolado da competição.

O Fluminense de Feira terá um confronto mais do que direto nesta última rodada. Os Tricolores, que estão em quinto, terão que encarar o segundo colocado. Esse é o único duelo que ocorrerá entre equipes que ainda não estão garantidas na próxima fase e lutam pela classificação.

Acostumado com a Série A do estadual e com muita tradição dentro do futebol baiano, o Fluminense caiu há dois anos e busca com todas as forças voltar ao seu lugar. O clube foi vice-campeão da Segundona em 1999 e 2015, mas nunca conseguiu o título.

Em contato com a reportagem, o presidente José Francisco Pinto ressaltou que, acima de tudo, o foco é subir. “O primeiro passo é o acesso. Traçamos o planejamento pra isso, o título vem como consequência do trabalho feito”, afirmou o cartola.

Após iniciar o campeonato sob o comando de Givanildo Sales, o clube decidiu mudar o treinador e contratou Paulo Sales, que até então estava à frente do Galícia. Como o Granadeiro não tinha mais chances de classificação, as diretorias entraram em um acordo e o técnico mudou de time.

O comandante foi o responsável pelo acesso do Touro do Sertão em 2015 e, desta vez, terá a missão de estrear já em uma decisão e com um objetivo claro: sair da quinta posição e avançar à semifinal.

Apesar da forte concorrência pelo G-4, José Francisco acredita na vaga “ Mudamos o comando para tentar a classificação”, concluiu o mandatário. Em meio à uma disputada série B, muita coisa ainda está em aberto. A única certeza é de que não devem faltar boas histórias na Primeira Divisão no ano que vem.

Jogos deste domingo (9):

Vitória da Conquista x Jequié

Jacobina x Fluminense

Galícia x Colo-Colo

Juazeiro x Grapiúna

Unirb x Leônico

exclamção leia também