25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Caminhos cruzados - 04/12/2022, 08:21 - Léo Silva - Atualizado em 04/12/2022, 10:05

Rivais históricos precisam fugir da 'zebra' pra duelar nas quartas

França e Inglaterra, que quase fizeram final em 2018, pegam Polônia e Senegal, respectivamente, neste domingo

Com três gols, Mbappé é o principal trunfo da França
Com três gols, Mbappé é o principal trunfo da França |  Foto: FRANCK FIFE AFP

Inglaterra e França, países rivais políticos históricos, estiveram muito perto de uma final inédita de Copa do Mundo em 2018, e agora os caminhos das duas seleções podem enfim se cruzar, quatro anos depois, desta vez pelas quartas. Mas, para não ter novamente a expectativa frustrada, França e Inglaterra precisam evitar as zebras neste domingo, 4, contra Polônia e Senegal, respectivamente. Os vencedores dos embates se enfrentam no próximo sábado, no estádio Al Bayt, por vaga nas semi.

A França enfrentará a Polônia, às 12 horas (da Bahia),no estádio Al Thumana. Os franceses escalaram a equipe reserva na rodada passada, pois já estavam classificados, e perderam para a Tunísia. Mas para uma ideia do potencial da equipe para hoje, o que vale são as apresentações da equipe francesa nas duas primeiras rodadas, em que deu alguns sustos, quando saiu perdendo contra a Austrália ou quando cedeu o empate para a Dinamarca, mas fez valer a superioridade nos dois jogos, vencendo por 4 a 1 e 2 a 1.

Mbappé foi um dos artilheiros da primeira fase, com três gols. A principal atuação dele foi contra a Dinamarca, quando fez os dois tentos da partida. Com ele pela esquerda, e Dembelé pela direita, a defesa polonesa precisará dividir a atenção. Griezmann foi outro destaque. O jogo francês depende muito do camisa 7.

Leia Mais

Neymar celebra retorno aos treinos: “I feel good”

Holanda passa fácil pelos Estados Unidos e avança na Copa

Messi marca, Argentina vence e chega às quartas do Mundial

Já a Polônia conseguiu a vaga mesmo com derrota diante da Argentina, pois levou a melhor contra os mexicanos no saldo de gols. O destaque da equipe na Copa é o goleiro Szczesny, que vem fechando o gol e já defendeu dois pênaltis, um deles cobrado por Messi. A grande estrela, porém, segue sendo Lewandowski, melhor do mundo em 2020 e 2021. Ele participou dos únicos dois gols da Polônia. Deu passe para o tento de Zielinski e fez o dele. Os dois lances aconteceram contra a Arábia Saudita, jogo no qual atuou com Milik como companheiro de ataque. Nos outros dois, o camisa 9 sofreu, solitário.

Inglaterra x Senegal

Ingleses e senegaleses chegam embalados para o confronto das 16 horas deste domingo no estádio Al Bayt. Senegal conseguiu a segunda vitória, contra o Equador, assim como os ingleses, que derrotaram Gales e garantiram o primeiro lugar do Grupo B e a melhor campanha geral.

A Inglaterra dividiu com a Espanha o melhor ataque, com nove gols marcados, média de três por partida. Surpreendentemente, Harry Kane, artilheiro da Copa de 2018, ainda não fez gol no Qatar. Em compensação, contribuiu diretamente com um terço dos gols da seleção, liderando o ranking de assistências da primeira fase: três passes para gols.

O artilheiro do time é Marcus Rashford, com três gols. O treinador Southgate manteve a mesma escalação nos dois primeiros jogos, mas, após o empate com os Estados Unidos, fez quatro alterações. Rashford foi um dos promovidos à titularidade, depois de iniciar os outros jogos no banco.

exclamção leia também