Única seleção pentacampeã da Copa do Mundo, o Brasil largou bonito rumo ao hexa na edição 22 do torneio. Com o camisa 9 em dias, a equipe foi guiada por Richarlison, que voo mais alto do que todo mundo e fez valer o status de ‘pombo’, na tarde desta quinta-feira, 24. No estádio Lusail, a Seleção Brasileira aplicou 2 a 0 na Sérvia, com dois gols do jogador do Tottenham.
Com o resultado, a seleção brasileira conquistou o primeiro lugar do grupo e dividiu a liderança com a Suíça, que venceu Camarões por 1 a 0, no primeiro jogo desta quinta-feira (24). Já a equipe europeia caiu para a quarta posição, com zero pontos.
Na próxima rodada, a Canarinho encara a Suíça, na próxima segunda-feira, 28, às 13h (horário de Brasília), no estádio 974. Antes, o rival da rodada inaugural da Chave G duela contra Camarões, no estádio Al Janoub, às 7h (horário de Brasília).
Confira o 'voo' mais alto de Richarlison no jogo:
Primeiro tempo
Nos primeiros 45 minutos da partida, a equipe ofensiva que o técnico Tite prometeu lançar na estreia do time na Copa do Mundo do Qatar pouco apareceu com ímpeto no ataque, apesar do uniforme amarelinho marcado pela estampa da onça-pintada como forma de representar a 'garra brasileira'.
Apesar da sólida defesa da Sérvia, quem tentou algo diferente na etapa inicial foi o atacante Vinícius Júnior, principal válvula de escape brasileira. Aos 27 minutos, o jogador do Real Madrid recebeu uma enfiada do zagueiro Thiago Silva, saiu frente a frente com o goleiro Savic, que salvou no último minuto, o lance decisivo.
Leia Mais
Brasil x Sérvia: Jogo truncado marcado primeiro tempo
Veja quanto a Fifa paga de premiação no Mundial
Segundo tempo
Dois tempos, dois jogos diferentes. Assim foi o comportamento do Brasil na etapa complementar. Totalmente intenso, a equipe precisou parar na trave aos 14' com finalização do lateral-esquerdo Alex Sandro para chegar no ápice de todo jogo de futebol: o gol.
Após dois minutos, Richarlison abriu o marcador. Após jogada de Neymar, Vinicius Junior finalizou firme para defesa de Milinkovic-Savic. Na sobra, o 'pombo' encheu o pé para afundar a bola no fundo da meta sérvia. Com um futebol envolvendo, ao melhor estilo velocidade e drible, o Brasil ampliou o marcador. Desta vez, o cenário foi ainda mais bonito, porém com o mesmo autor: Richarlison.
Na altura dos 27 minutos, ele recebeu de trivela de Vini Jr, dominou e aplicou um voleio em cheio para marcar o segundo tento do Brasil. Foi o segundo gol do camisa 9 no Qatar 2022, mas o nono neste ano, que o faz ser o artilheiro da equipe.
🔎 Richarlison (25 anos) é o artilheiro da Seleção Brasileira em 2022.
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 24, 2022
⚔️ 7 jogos (5 titular)
⚽️ 9 gols (!)
🅰️ 1 assistência
⏰ 30 mins p/ participar de gol (!)
👟 14 chutes (12 no gol!)
💯 Nota Sofascore 8.29
Marcou os dois primeiros gols do Brasil na Copa do Mundo 2022! 🕊🇧🇷 pic.twitter.com/z5GaFBHtCj