
Os torcedores e jogadores do Bahia vivem em uma festa só com a convocação de Jean Lucas para a Seleção Brasileira, nesta quarta-feira (27). A alegria, misturada com um toque de surpresa, tem motivo, e não é pela qualidade técnica do jogador, mas pela raridade de ter uma atleta do futebol nordestino vestindo a camisa canarinho.
Leia Também:
O último representante do Bahia na Seleção tinha sido Luís Henrique, lá em 1991, quando foi chamado para jogar a Copa América. Na competição continental, foram dois gols em cinco partidas. Ao todo, independente do clube, disputou 12 jogos e marcou quatro gols pelo Brasil.
Quem é Luís Henrique?
Natural de Jequitibá, em Minas Gerais, onde nasceu em 1967, Luís Henrique começou sua trajetória no futebol em 1987, pela Catuense, equipe de Catu, na Região Metropolitana de Salvador. Depois, chegou a vestir a camisa do Flamengo, mas ganhou maior destaque atuando pelo Bahia, clube que defendeu entre 1990 e 1992, antes de se transferir para o Palmeiras. O meia também teve passagens pelo Monaco, da França, além de Fluminense e Paraná. Ao longo da carreira, somou 174 partidas e marcou 28 gols, de acordo com o OGol.

Jogadores do futebol baiano com a Canarinho
Apesar do último jogador do Bahia selecionado para defender a Seleção ter sido Luís Henrique, um atleta rubro-negro, em 2003, foi chamado: o meio-campista Dudu Cearense. Para que o torcedor baiano relembre as últimas convocações, o Portal MASSA! preparou uma lista de atletas das duas principais equipes baianas com a camisa da CBF.
Bahia
Henrique, Zé Alves, Otoney, Wassil e Vicente Arenari - Leva de jogadores do Bahia em 1957;
Baiaco - Decacampeão baiano e convocado para a Copa do Mundo de 1974;
Leguelé - Ídolo do Bahia e defendeu o Brasil nas Olimpíadas de 1976;
Charles Fabian, Zé Carlos e Bobô - Campeões do Campeonato Brasileiro em 1988;
Luís Henrique - Havia sido o último jogador do Bahia a ser convocado, lá em 1991.

Vitória
Matos, Albertino, Boquinha, Pinguela, Ceninho, Teotônio e Lia - Foram chamados na década de 1950;
Rodrigo - Aproveitou bom momento do Vitória, em 1995;
Russo - Convocado em 1997/98, entrou em campo cinco vezes pela Canarinho;
Nadson e Dudu Cearense - Campeões da Copa do Nordeste em 2003 e convocados no mesmo ano.
Jogadores do futebol nordestino na Seleção no Século 21
Além dos já citados Nadson e Dudu Cearense, outros jogadores que atuavam em times do futebol nordestino também já foram chamados para defender a Seleção Brasileira no atual século. Veja lista:
Diego Souza, Sport - 2017
Na época, o meia-atacante Diego Souza tinha 32 anos e chegou a ser cogitado na Copa do Mundo de 2018, após ser chamado três vezes no período de cinco convocações do técnico Tite, mas acabou não indo.

Douglas Santos, Náutico - 2013
Presente na atual lista de Carlo Ancelotti, o lateral-esquerdo Douglas Santos, do Zenit (RUS), já havia sido chamado lá em 2013, quando ainda defendia o Náutico e tinha apenas 19 anos. Posteriormente, voltou a ser selecionado e foi campeão da Olimpíada de 2016 como titular.
Leomar, Sport - 2001
Depois da boa campanha pelo Sport, o volante e capitão do Rubro-Negro foi chamado pelo técnico Emerson Leão, que se dividia como comandante do clube pernambucano e da Seleção Brasileira.