Após sofrer uma lesão na coxa direita durante a vitória do Real Madrid em cima do Celta de Vigo por 1 a 0, na última sexta-feira (25), pelo Espanhol, o atacante Vinicius Júnior foi oficialmente cortado pela CBF nesta terça-feira (29), dos primeiros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas pra Copa do Mundo 2026. Raphinha foi o escolhido pelo treinador Fernando Diniz para a vaga.
Em um comunicado emitido pela entidade, foi informado que o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, procurou os responsáveis pelo DM do Real Madrid para consultar os exames de imagem, recentemente realizados por Vini. De acordo com os resultados, foi confirmada a lesão muscular na coxa e o período de recuperação beira cerca de dois meses.
Para ocupar a vaga deixada, Raphinha, do Barcelona, foi chamado pelo treinador do Brasil. O jogador retorna à Seleção após a eliminação sofrida na Copa do Mundo, diante da Croácia, pelas quartas de final, já que não havia sido chamado durante as últimas convocações realizadas por Ramon Menezes.
Os convocados da Amarelinha se apresentam em Belém, na segunda-feira (4), onde iniciam o processo de treinamento para encarar a Bolívia, dia 8, no Mangueirão e quatro dias depois, o Peru, em Lima.