
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira.
Leia Também:
O italiano, que encerrou sua segunda passagem pelo Real Madrid, assume o comando da equipe nacional a partir de 26 de maio.
Quem é Carlo Ancelotti?
Nascido em Reggiolo, Itália, em 10 de junho de 1959, Ancelotti é um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol. Sua carreira como técnico inclui passagens por clubes de destaque como Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton e, mais recentemente, Real Madrid.
Ele é o único treinador a conquistar títulos das principais ligas nacionais da Europa: Serie A, com o Milan (Itália), Premier League, com o Chelsea (Inglaterra), Ligue 1, com o Paris Saint-Germain (França), Bundesliga, com o Bayern de Munique, (Alemanha) e La Liga, com o Real Madrid (Espanha).
Números de Ancelotti no Real Madrid
Durante suas duas passagens pelo Real Madrid (2013-2015 e 2021-2025), o currículo do treinador na equipe merengue inclui 11 títulos, sendo duas Champions e três Mundiais de Clubes. Foram 250 vitórias, 51 empates e 49 derrotas.
Ancelotti é o treinador com mais títulos da UEFA Champions League na história, somando cinco conquistas: três com o Real Madrid e duas com o Milan.
Boa relação com jogadores brasileiros
Antes mesmo de assumir a Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti já havia construído uma sólida e respeitosa relação com jogadores brasileiros ao longo de sua carreira. Ao todo, o técnico italiano já dirigiu 43 atletas do Brasil.
Um dos casos mais emblemáticos dessa boa relação é o de Kaká, que foi levado ao Milan por Ancelotti e sob seu comando viveu o auge da carreira. Foram 270 jogos juntos, e o resultado mais marcante veio em 2007, quando Kaká foi eleito melhor jogador do mundo, levando a Bola de Ouro.

Anos depois, já no Real Madrid, Ancelotti voltou a apostar em brasileiros e criou uma nova geração de protagonistas com Vinicius Jr. e Rodrygo. Vinicius, em especial, floresceu sob sua liderança e chegou à final da Bola de Ouro em 2024, perdendo o título para Rodri, em uma decisão bastante contestada.

Próximos compromissos
Ancelotti fará sua estreia no comando da Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Os primeiros jogos sob sua liderança estão agendados para 6 de junho contra o Equador.
A estreia de Ancelotti pela seleção canarinha em solo brasileiro será contra o Paraguai, na Neoquímica Arena, em São Paulo, no dia 10 de junho.