Quase três anos depois, um duelo marcante do futebol mundial se repete na Liga dos Campeões. O PSG, de Neymar, Messi e Mbappé, volta a enfrentar o Bayern de Munique nesta terça-feira, às 17h (da Bahia), no estádio Parque dos Príncipes, em uma fase eliminatória, as oitavas de final, da principal competição europeia. Em 2020, as duas equipes jogaram a final e os alemães frustraram o sonho do título do time francês. Naquela partida, dos três craques, Neymar e Mbappé estavam em campo.
O PSG vive uma fase delicada, com eliminação na Copa da França (perdeu para o Olympique de Marselha nas oitavas), seguida de derrota para o Mônaco no Campeonato Francês, e lesões recentes de Messi e Mbappé e Neymar ainda retornando ao melhor ritmo de jogo. O argentino e o francês são dúvidas, mas treinaram ontem com o grupo e provavelmente vão entrar em campo para o jogo mais importante da temporada até então, com o algoz de 2020.
Leia Mais:
Em situação delicada, Bahia tem primeiro desafio de elite no ano
Neymar liga o ‘off’ para o amor e confirma bafafá no PSG
O técnico Christophe Galtier falou, em entrevista coletiva, sobre a presença dos craques, mas ressaltou que Mbappé, que estava sem jogar por problema muscular, é a principal indefinição. “Faremos um balanço amanhã (hoje). As primeiras perguntas serão feitas a Kylian sobre como ele pode se projetar nesta partida”, disse o técnico.
Conflitos internos
Além dos problemas no campo, a equipe de Paris está passando por problemas internos. Os brasileiros Neymar e Marquinhos chegaram a discutir, segundo a imprensa francesa, aos berros, com o diretor esportivo Luís Campos no intervalo da partida com o Mônaco. O craque brasileiro admitiu, em entrevista, o debate em alto tom e falou que o futebol “não é só amor”.
“Não foi uma briga onde tudo vai se romper. Faz parte. Há respeito entre as partes, mas existem discordâncias. É para melhorar o ambiente e o time. Viemos de derrotas, e o clima vai ficando chato, pois não estamos acostumados a perder. A discussão é válida”, disse Neymar, que comentou também a frequência de vazamento de informações internas do clube.
Estou na sexta temporada e desde a primeira foi assim. Eram publicadas essas coisas em final de temporada. É importante, mas não sei o que fazer, não mando em nada. Isso incomoda a todos. Não é possível que tudo o que acontece no vestiário saia
Neymar
Dos atletas que participaram da derrota por 1 a 0 para o Bayern de Munique, Marquinhos, Verratti, Neymar e Mbappé devem começar jogando.
Parar o trio
Já o Bayern de Munique, atual líder da Bundelisga, vem de uma vitória por 3 a 0 sobre o Bochum. A equipe conta com jogadores como o zagueiro Upamecano, o lateral Davies, o meia Sané e os atacantes Choupo-Moting e Müller. O treinador da equipe Julian Naglesmann falou como pretende parar o PSG, apostando, sobretudo, em impedir que o trio ofensivo do time francês tenha espaço para criação de tramas perigosas.
Temos que evitar passes para Messi, para Neymar ou para Mbappé. Eles também têm laterais com muita velocidade
Julian Naglesmann, técnico do Bayern
“Eles têm muitos jogadores talentosos. Mas o PSG também está pensando em como pode parar nossos jogadores”, ponderou o treinador, que destacou a importância de conseguir um bom resultado para a decisão das oitavas no dia 8 de março, na Allianz Arena, em Munique.
“Estamos tentando ser ousados. É um jogo equilibrado. E vai abrir o caminho para a segunda partida”, acrescentou. Certamente, será uma daquelas partidas que, além do caráter decisivo, traz componentes histórico e emocional, principalmente para o PSG, que busca realizar o sonho do título.
🎥⚽️
— Paris Saint-Germain (@PSGbrasil) February 13, 2023
Confira como foi o treino às vésperas de #PSGFCB na #UCL! 🔴🔵⤵️ pic.twitter.com/9HMQypFlYt