O Pré-Olímpico de Basquete Feminino, torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, terá sede no Brasil, em Belém, do Pará, na primeira semana de fevereiro do ano que vem. O acerto foi finalizado na última semana, entre o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr, e o governador Hélder Barbalho, sendo sacramentado na terça-feira (19). A Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, será o palco das partidas.
Veja também:
Street Fighter: Torcedor cria versão do Fla após 'putetê' de dirigente
Gringa do Bahia é convocada para seleção do Chile e fica fora de Ba-Vi
Após goleada, Mater Dei assume liderança da 1ª Copa da Saúde Vitalmed
"Pela primeira vez na história nós seremos sede de um evento tão importante para que nossas atletas possam disputar a vaga para as Olimpíadas de Paris. Estaremos todos juntos para mostrar Belém, para mostrar o Pará, a Amazônia e, acima de tudo, para colocar as nossas atletas e o basquete feminino lá nas alturas", declarou o gestor, em vídeo publicado em rede social.
O torneio terá quatro grupos de quatro seleções, um em cada sede, que ainda serão sorteados e distribuirá 10 vagas no total. Outras cidades também sediarão as classificatórias, elas são: Antuépia, na Bélgica, Sopron, na Hungria, e Xi'an, na China.
As competições asiáticas e sul-americanas definirão duas seleções para o principal evento esportivo, enquanto as europeias darão três. Estados Unidos e França, já encaminhadas, disputarão os Jogos Olímpicos de Paris-2024. No masculino, o Pré-Olímpico de Basquete ainda terá suas sedes definidas em novembro.